A FUNÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NA SALA DE AULA INCLUSIVA DO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • Aline Alves Ricardo Saladini Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
Palavras-chave: Intérprete; Libras; Surdo; Aluno; Escola

Resumo

O presente estudo pretende apresentar a função do intérprete de Libras na sala de aula inclusiva do ensino fundamental l, para isso, é importante abordar sobre quem é a pessoa surda, assim como as diferenças entre as nomenclaturas surdo e deficiente auditivo, o qual, segundo a análise do ponto de vista clínico, a diferença entre a surdez e deficiência auditiva ocorre devido ao grau dessa perda auditiva, a pessoa que tem perda profunda é denominada de surda, já as pessoas que sofreram uma perda leve ou moderada são consideradas deficientes auditivas. os objetivos específicos deste trabalho são: apresentar sobre a história dos surdos na sociedade; delinear sobre as três correntes educacionais, oralismo, comunicação total e bilinguismo na história da educação dos surdos; explicar sobre a importância do reconhecimento da língua brasileira de sinais (libras), como segunda língua no brasil, através da lei nº10.436/2002, assim como quais são as dificuldades encontradas pelo aluno surdo em sala de aula inclusiva. Este trabalho tem como referencial teórico os principais autores da área de estudos surdos: GUARINELLO, 2007, SCHUBERT, 2019, SKLIAR, 1997, a pesquisa delineou-se numa metodologia bibliográfica de cunho qualitativo.

Referências

GUARINELLO, 2007, SCHUBERT, 2019, SKLIAR, 1997
Publicado
2021-06-17
Seção
Pedagogia