A VULNERABILIDADE SOCIAL E SEUS IMPACTOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

  • Maria Alice Sá E Silva Unibrasil
  • Jéssica Ohana Damaceno Dos Santos
  • Letícia Cristina da Costa Cardoso
  • Diana Fátima da Silva
  • Khettellen Isabela de Souza Freitas
  • Karina Gomes Rodrigues UniBrasil
Palavras-chave: Vulnerabilidade social. Mediação. Aprendizagem.

Resumo

O objetivo da pesquisa é discutir sofre os fatores de vulnerabilidade social que interferem no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças. Para atingir ao objetivo da pesquisa, será feito um levantamento bibliográfico sobre vulnerabilidade social, aprendizagem e o papel do professor como mediado no processo de aprendizagem. A pesquisa se justifica, pois, a temática é muito relevante e merece destaque nas discussões, afinal precisamos saber identificar e como trabalhar de modo humanizado com crianças em situação de vulnerabilidade social. Sabemos que muitos estudantes de escola públicas apresentam dificuldades na aprendizagem e estas podem estar relacionadas a alguns aspectos causados pela sua condição de vulnerabilidade social. Por vulnerabilidade social relacionamos fatores que caracterizam os sujeitos pela impossibilidade de modificar a condição atual em que se encontram no que se refere à sua condição social, a alimentação, higiene, educação e saúde. Neste sentido a pesquisa busca compreender: Como a condição de vulnerabilidade social atrelada a fatores como transtornos e aspectos sociais, afetivos, e de ordem orgânica, pode impactar na aprendizagem de crianças? Para alcançar o objetivo da pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico que discute o processo de ensino e aprendizagem e o papel do professor. Para desvelar este problema, a metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa em fontes bibliográficas e se caracteriza como qualitativa. Em linhas gerais os resultados revelaram que a desvantagem da desigualdade social, no que diz respeito a fragilização dos vínculos afetivos, relacionais, ou vinculados à violência repercute em reflexos negativos que prejudicam o desenvolvimento cognitivo e contribuem para aumentar a dificuldade de aprendizagem. Neste sentido, a necessidade de se repensar práticas e intervenções para uma práxis educativa mais humanizada e promoção de mudanças educacionais.

Publicado
2021-06-11
Seção
Pedagogia