CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Palavras-chave: Desenvolvimento infantil. Contação de história. Literatura infantil.

Resumo

Nos últimos anos a leitura infantil vem sendo incentivada não só pelas escolas, famílias, mas também por empresas privadas, bancos e pelo Governo Federal por representar avanços no rendimento escolar, melhoria na aquisição de vocabulário bem como no desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos aprendizes ao lerem, interagirem e manipularem um livro. A partir desta perspectiva, o estudo buscou apresentar dados a respeito da importância que a leitura de histórias tem para as crianças e de como ajuda no desenvolvimento infantil. Assim, foi definido como objetivo de pesquisa identificar publicações disponíveis no acervo da biblioteca virtual sobre a importância da contação de história para o público infantil de idades entre 03 a 06 anos em âmbito escolar. Para a fundamentação teórica, utilizou-se como fonte os apontamentos de Souza e Francisco (2017) e Queiroz e Maciel (2014), pois os autores têm a mesma linha pensamento, sendo ele formado nos benefícios que a literatura agregam à vida dos estudantes. Já para a metodologia, optou-se por uma revisão de literatura (LAKATOS, MARCONI, 2017) de caráter qualitativo na biblioteca virtual EBSCO. Deste modo, definiu-se como critério de busca a palavra-chave “contação’’. Como resultado, notou-se que a atividade de leitura proporciona ao estudantes o estímulo da linguagem, desperta a curiosidade e o interesse pelo assunto, além de aspectos cognitivos de criatividade, pensamento e imaginação, e também contribui na socialização com outros indivíduos e nas soluções de conflitos. Deste modo, a contação de história é inserida na infância e, mesmo a criança não sendo alfabetizada, é capaz de entender ou até reproduzir com sua imaginação a história de um livro. Vale destacar, também, que durante a idade de 03 a 06, as crianças se encontram na fase de desenvolvimento de maior envolvimento (psico-educacional-social-afetivo) e os principais temas desenvolvidos são a ludicidade, ou seja, uma criança que tem contato com a literatura desde a infância, tem maiores resultados na sua comunicação e no seu vocabulário. Sendo assim, como considerações finais, destaca-se que diante das informações coletadas, foi possível observar que a contação de história contribui muito para a aprendizagem infantil e também para o desenvolvimento integral do indivíduo enquanto ser social, seja no desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras, questões éticas e emocionais.

Biografia do Autor

Karin Christina Gonçalves, UniBrasil

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012), mestrado em Investigación aplicada a la Educación - Universidad de Valladolid (2016) e mestrado em TIC en Educación: Análisis y Diseño de Procesos, Recursos y Prácticas Formativas - Universidad de Salamanca (2019). Atualmente é professora do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil) e pedagoga - Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF). Tem experiência na área de Educação e Gestão Pública, com ênfase em Tecnologia Educacional e Políticas de Assistência Social, atuando principalmente nos seguintes temas: TDIC, Competências Digitais e Políticas Públicas.

Referências

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. 8. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.
SOUZA, Aline Macedo; FRANCISCO, Odair Benedito. Contação de histórias: Um recurso pedagógico no desenvolvimento da linguagem. Unoeste, São Paulo, v.14,
n.1, p.40-51. 03/2017.
QUEIROZ, Lucia Norma; MACIEL, Diva Albuquerque. Contribuições da contação de histórias infantis e a formação de crianças leitoras. Educação Unisinos, Rio Grande do sul, v.18, n.1, p.25-34. 04/2014.
Publicado
2021-06-11
Seção
Pedagogia