A EDUCAÇÃO POR MEIO DA PEDAGOGIA WALDORF: UM OLHAR MEDIANTE UM CAMINHO MAIS HUMANO.

  • Sabrina Chodoma de Andrade Unibrasil
Palavras-chave: Educação Social; Ludicidade; Pedagogia Waldorf; Múltiplas Habilidades; Ensino Emancipador.

Resumo

A educação tradicional que costumamos ver nas escolares é resultado de uma metodologia ultrapassada em que aos alunos não é concedido o direito do livre pensar e sua forma de agir dentro de sala de aula é restrita. O ensino voltado à pedagogia tradicional não preconiza o desenvolvimento sadio e histórico critico dos alunos, mas sim, tem o foco no aprimoramento de cidadãos aptos para o mercado de trabalho, uma pedagogia que se consolida dessa forma, torna evidentes as rupturas que causam entre o pensar, sentir e fazer do educando. Ao passar do tempo, em decorrência das grandes problemáticas que as guerras e a industrialização causaram tornou-se emergente um olhar mais humano para a sociedade, visto que os resultados desses acontecimentos foram de grande impacto no âmbito social, desta forma, era necessário reestruturar a sociedade a partir de um viés mais altruísta. Diante desta realidade, outras metodologias mais holísticas e integrais surgiram visando romper com esse padrão, dentre elas destaca-se a Pedagogia Waldorf que será explorada nesta pesquisa. Trata-se de um ensino que valoriza o processo de conhecimento baseando-se em atividades lúdicas, artísticas, alimentando o desenvolvimento das múltiplas habilidades sociais, e garantindo o desenvolvimento integral do individuo, apontando a importância da bagagem de conhecimentos que os alunos trazem consigo. O presente trabalho buscou aprofundar os estudos sobre a pedagogia Waldorf, como uma alternativa que pudesse ampliar os horizontes descobrindo ou identificando essa nova proposta, em que concerne a educação, acreditando que existe algo novo e diferente para ser feito, e que basta querer para colocá-lo em prática. É esse o objetivo desse estudo, a oportunidade de conhecer e identificar melhor a Pedagogia Waldorf, buscando para tanto bases teóricas para compreender o processo criativo e educacional desenvolvido com os alunos e descrevendo assim os fundamentos da Pedagogia Waldorf e sua contribuição na Educação Infantil. A pesquisa inicial será de cunho bibliográfico, revisão de literatura, onde pretendera se evidenciar o que é a Pegagogia Waldorf e como teve seu inicio, após será realizada uma visita seguida de entrevista semi estruturada de caráter qualitativo, com a direção de um centro de educação Waldorf. Os autores que embasam as reflexões e análises são: CALLEGARO (2017), FEREDEÇÃO DAS ESCOLAS WALDORF DO BRASIL (1998), SILVA (2015), STEINER (1990).

 

 

 

 

   

 

Publicado
2021-06-11
Seção
Pedagogia