METODOLOGIAS ATIVAS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CURSOS TÉCNICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  • Karina Gomes Rodrigues UNIBRASIL
  • Guilherme Alves de Lemos
Palavras-chave: Metodologias Ativas; Educação Profissional; Aprender a fazer.

Resumo

A pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades pedagógicas e uso de metodologias ativas em cursos técnicos na educação profissional como eixo da inovação pedagógica. O referencial teórico fundamentou-se em Moran (2013-2015), Choti (2017), Tori (2010), Valente (2014), Teixeira (2018), Moraes e Navas 2015), entre outros que discutem a necessidade de superação do paradigma a tradicional para o contexto inovador de educação. A pesquisa apresenta um estudo sobre metodologias ativas, e como elas podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem na educação profissional, onde se preza pelo aprender fazendo, e se estimula a participação ativa dos estudantes para o desenvolvimento de competências relacionadas ao mundo do trabalho. São apresentadas alguns tipos de metodologias ativas que podem ser aplicadas com os estudantes de cursos técnicos, numa abordagem motivadora, que propicia uma aprendizagem significativa por meio da troca de experiências. A orientação metodológica deu-se por meio de pesquisa de abordagem qualitativa, uma vez que provoca uma atitude indagativa frente ao objeto do conhecimento por meio de interpretações e ressignificados. As reflexões reunidas contribuíram para a pontuação de que, as atividades pedagógicas devem ser desenhadas de forma que tenham sentido e significado, e que desencadeiem processos de aprendizagem motivadores. A pesquisa se justifica ao se pensar na importância da superação de paradigmas e abordagem de teorias que versam acerca de concepções pedagógicas numa perspectiva inovadora, sobretudo nas na modalidade à distância, encontra-se aqui, nesta pesquisa, eco na inquietação da autora sobre o tema que vem, dia após dia, crescendo por sua importância e pertinência junto à academia.

Publicado
2021-06-10
Seção
Pedagogia

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)