RELIGIOSIDADE EM REDE

ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO RELIGIOSA NO PERFIL ORIONITAS NO FACEBOOK

  • Ediane Mello UniBrasil
Palavras-chave: Orionitas; Religiosidade; Redes; Facebook; Juventude.

Resumo

Com o advento da internet e a busca da Igreja Católica em estar onde seu
povo está, a instituição milenar ingressou nas redes sociais e desenvolveu
setores (PASCOM e Agências de Comunicação) e pessoal qualificado (oferta
de cursos e formação pastoral) para a criação e veiculação de conteúdo
religioso nos ambientes digitais, usando-as como plataforma para
disseminação do Evangelho - à luz do Inter Mirifica, documento base para a
comunicação da igreja, e pelas Congregações Religiosas para difusão da
Religiosidade em Rede. A partir deste contexto, o presente estudo analisa as
publicações da página da Congregação Religiosa Orionitas no Facebook, a fim
de identificar os padrões de engajamento dos conteúdos religiosos postados
por eles com o objetivo de evangelizar os jovens presentes nesta plataforma.
Para tanto, foi realizada a Análise de Conteúdo de 34 publicações, nas quais a
juventude é mencionada, extraídas da página oficial dos Orionitas do Brasil no
período de 28/07/2019 a 31/08/2020, observadas à luz de 70 sub categorias de
análise, separadas em quatro grandes categorias: textual, personalidade de
marca, informativo direto e Inter Mirifica, codificadas pelo livro de códigos
desenvolvido com variáveis quantitativas a fim de identificar o engajamento do
público com os conteúdos veiculados. Como resultados parciais é possível
observar que as publicações se apresentam de forma muito tímida e com
características visíveis de fase de desenvolvimento de linguagem própria para
o público-alvo desejado. Observa-se também uma falta de pensamento
estratégico para veiculação e elaboração do conteúdo, visto que os conteúdos
mais elaborados e com legendas mais trabalhadas tem um maior engajamento
do público.

Referências

Moisés Sbardelotto; Paulo Roque Gasparetto; Joana T. Puntel; Helena Corazza; Estudos e documentos CNBB e Santa Sé
Publicado
2021-06-10
Seção
Publicidade e Propaganda