A QUALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL E NO PARANÁ MENSURADA ATRAVÉS DOS INDICADORES DO ENADE

  • Eduardo Bolicenha SIMM
Palavras-chave: Cursos de Administração, Ensino Superior, ENADE

Resumo

A avaliação das Instituições de Ensino Superior no Brasil vem se desenvolvendo ao longo dos anos e cada vez mais possibilitando a análise de seus resultados buscando a melhoria na qualidade de seus cursos de graduação. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise detalhada da qualidade dos cursos de graduação em Administração no Brasil e no Paraná no período de 2009 a 2012, através da análise dos resultados do ENADE nestes dois períodos. Além de verificar a evolução da qualidade dos cursos, será feita uma análise para identificar quais os fatores que mais influenciam na qualidade dos egressos dos cursos de Administração em 2012. Para esta análise serão utilizados os indicadores divulgados pelo Inep e será feita a análise estatística descritiva desses indicadores, além do cálculo de matrizes de correlação entre os resultados de 2012. Com esta análise foi possível verificar a melhora na qualidade dos cursos de Administração no Brasil e no Paraná. Outra constatação foi que o fator que mais influencia no aumento desta qualidade é a proporção de professores com pós-graduação stricto sensu nas instituições.
Publicado
2016-06-16