Uma Pedagogia para os Idosos

  • Sonia Bonapace Bello Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Fatima e Silva de Freitas Centro Universitário Autônomo Unibrasil
Palavras-chave: Educação, Idosos, Instituição Asilar

Resumo

O presente texto tem como foco o pedagogo na função de organizador e gestor do trabalho pedagógico, atuante em ambientes asilares de longa permanência. Nesse sentido, é imprescindível identificar a realidade educacional asilar, assim como o trabalho pedagógico dentro de uma visão humanista, que vai além do corpo físico, identificando essa relação, evidenciando o processo educativo e os saberes a ele relacionados, logo, como deve e pode ser feito o ensino para a faixa etária em questão. Dessa forma a problemática de pesquisa buscou responder é: Se estes docentes estão preparados para planejar e desenvolver atividades que venham ao encontro das necessidades do crescimento cognitivo dos idosos que vivem em instituições de longa permanência? Tem como objetivos analisar a atuação do pedagogo docente no contexto não-escolar dentro de uma instituição de longa permanência: pesquisar o perfil do idoso, identificar e analisar as estratégias pedagógicas e as suas relações nos processos educativos, especificamente junto aos idosos em dois lares de Pinhais e Piraquara, regiões metropolitanas de Curitiba, ambos selecionados como pesquisa de campo para a análise entre teorias e práticas. A metodologia necessária para a realização deste trabalho consistiu, primeiramente em pesquisa bibliográfica, com a sistemática seleção de artigos científicos, livros, revistas e jornais que analisam e escrevem sobre a temática. A pesquisa de campo, será realizada nas instituições asilares de Pinhais e Piraquara, localizada região metropolitana de Curitiba-Paraná. As ferramentas de pesquisa serão de estudo exploratório e de abordagem qualitativa, com observações, entrevistas semiestruturadas, contendo roteiro semiestruturado e com questões abertas, destinados a todos os profissionais que ali atuam. Assim o presente trabalho está estruturado em três seções. A primeira traz a abordagem do idoso na sociedade atual. A segunda seção o idoso no contexto contemporâneo A terceira seção apresentará o olhar pedagógico como ciência voltada para a educação como elemento que poderá acontecer em qualquer espaço. Por fim, as análises e o texto final farão parte do trabalho de conclusão de curso da autora.

Publicado
2016-11-08
Seção
Psicologia