6 CERTOS DA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

  • Ana Caroline CZAR
  • Louise Aracema SCUSSIATO
Palavras-chave: Educação, Equipe de enfermagem, Erros de medicação

Resumo

A segurança do paciente envolve a prevenção de erros no cuidado, causados na ação intencional ou por algum problema ou falha no cuidado ao paciente. A equipe de enfermagem é responsável pelas últimas etapas do preparo e da administração de medicamentos, e ao detectar um erro deve parar todo o processo e comunicar a enfermeira e médico responsável pela prescrição. Para que ocorra uma administração segura de medicamentos os profissionais da área de enfermagem devem atender a seis certos: 1º medicamento certo, 2º dose certa, 3º paciente certo, 4º via certa, 5º hora e 6º registro certo. Objetivo: Orientar a equipe de enfermagem quanto ao uso dos 6 certos na assistência prestada aos pacientes. Método: Foi realizada uma educação em serviço em uma UPA localizada no município de Curitiba, no dia 04 de maio de 2015, com 15 profissionais de enfermagem, em quatro setores com duração de 15 minutos cada aula. A atividade foi dividida em três momentos: 1º Momento: Foi entregue um questionário para verificar se os funcionários aplicavam os seis certos da administração de medicamentos na sua jornada de trabalho; 2° Momento: Explanação do conteúdo por meio de recursos audiovisuais; 3° Momento: Foi realizada uma avaliação para verificar se os auxiliares de enfermagem e enfermeiros entenderam sobre o assunto. Resultados: Participaram da educação em serviço 15 profissionais de enfermagem, sendo 3 enfermeiros e 12 auxiliares de enfermagem. Estes foram questionados se já tiveram algum erro ao preparar ou administrar a medicação do paciente, sendo que: 12 entrevistados disseram nunca ter cometido erros durante a preparação e administração de medicamentos, 2 disseram ter trocado o paciente e 1 relatou diluir a medicação na dose errada. Em relação aos danos causados aos pacientes, 5 responderam óbito, 2 choque anafilático, 2 agravar o caso do paciente, 3 parada cardiorrespiratória e 3 não responderam a questão. Também foi entregue um questionário antes e após a educação em serviço para verificar o conhecimento sobre os 6 certos. No primeiro questionário, obteve-se que, 3 participantes acertaram os seis certos, 7 escreveram apenas cinco certos e 5 erraram um dos seis certos. Na avaliação realizada após a educação em serviço, 13 participantes acertaram os seis certos e 2 colocaram apenas cinco dos certos da administração de medicamentos. Conclusão: Verificou-se que mesmo após a explanação alguns profissionais ainda não sabem todos os 6 certos, o que implica na necessidade de educação continuada sobre o tema. A utilização dos seis certos na administração dos medicamentos traz mais segurança ao profissional nesta habilidade e diminui a possibilidade de erros, o que consequentemente melhora a qualidade da assistência prestada.
Publicado
2016-04-15

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