Nível de desenvolvimento motor de escolares praticantes de atividade física curricular escolar e desportivos.

  • Mariana dos Santos Graduanda de Educação Física do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
  • Thiago Pimenta Docente de Educação Física do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
Palavras-chave: Desenvolvimento motor, Educação Física escolar, Treinamento esportivo.

Resumo

Resumo

Introdução: O desenvolvimento motor segue uma ordem cronológica evolutiva, caracterizada por mudanças nas habilidades e nos padrões de movimento que ocorrem durante a vida. O presente estudo se justifica pela importância de estudar as atividades que potencializam o desenvolvimento infantil, pois é evidente que estímulos externos auxiliam na evolução do desenvolvimento motor, determinando a quantidade e a extensão da aquisição da destreza motora e a melhoria da aptidão dessa criança. Objetivos: O objetivo da pesquisa é comparar o desenvolvimento motor de escolares que praticam uma ou mais atividades de exercícios físicos extracurriculares além das aulas de Educação Física com escolares que possuem apenas a Educação Física curricular como experiência de exercícios físicos. Analisando se a atividade física realizada durante a Educação Física escolar é o suficiente para o desenvolvimento motor infantil, verificando se atividades extracurriculares potencializam o desenvolvimento motor infantil e comparando a efetividade de atividades em grupo com atividades individuais no desenvolvimento motor da criança. Metodologia: A pesquisa é caracterizada como transversal, exploratória, descritiva e quantitativa e para efeitos metodológicos preferiu-se aplicar o Protocolo de Avaliação Motora Rosa Neto (2002) por acreditarmos ser um protocolo mais pertinente tendo em vista sua característica de quantificação das idades motoras bem como análise de mais de uma qualidade motora. Os resultados da pesquisa estão em andamento.

Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física