CAPACITAÇÃO PARA ENFERMAGEM E AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA BUSCA ATIVA DE DECLARAÇÕES DE NASCIDOS VIVOS

  • Edson Luis Pereira TAVARES Centro Universitário Autônomo do Brasil-Unibrasil/Acadêmico de Enfermagem
  • Christiane BREY Centro Universitário Autônomo do Brasil-Unibrasil
  • Cristiano CAVEIÃO Centro Universitário Autônomo do Brasil-Unibrasil
  • Ana Paula HEY Centro Universitário Autônomo do Brasil-Unibrasil
Palavras-chave: vacinação, agentes comunitários de saúde, prevenção

Resumo

A Declaração de Nascidos Vivos (DNV) deve ser preenchida para todos os recém-nascidos. Seu preenchimento capta informações da mãe, da gestação e do parto para traçar estatísticas de saúde como, identificar a realização de vacinas. As vacinas são compostas por agentes patógenos que fazem com que o corpo produza anticorpos contra o patógeno, protegendo às crianças de doenças graves.  No curso de Enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil-UniBrasil, o acadêmico tem a oportunidade de trabalhar com projetos assistenciais na comunidade. A apresentação do projeto é um método utilizado no processo de ensino aprendizagem do Estágio Curricular Supervisionado II do 8º período do curso. Observou-se durante o estágio em uma unidade de saúde de Curitiba-PR, um elevado número de bebês com vacinação atrasada ou com cadastro provisório na unidade caracterizando uma falha no sistema de busca através das DNV ou falha nas informações. Para tanto, houve a necessidade de aprimorar os conhecimentos dos agentes comunitários de saúde, devido à dificuldade de orientar familiares de crianças sobre as vacinas durante visitas diárias. O objetivo do projeto foi conhecer o perfil dos nascidos vivos da área de abrangência unidade; realizar treinamentos com os agentes comunitários de saúde para uma orientação segura e eficaz sobre vacinação que diminua o número de faltosos em vacinas. A conscientização aconteceu no decorrer do estágio, entre os 07 de agosto a 28 de setembro de 2017. Como método de planejamento e desenvolvimento do projeto foi utilizado o 6W-3H. Trata-se de uma educação continuada em uma unidade de saúde, realizada no dia 25/09/2017 por meio de uma aula expositiva dialogada com abordagem qualitativa e explicativa, com nove agentes comunitários de saúde. Foi realizado um check-list com todas as DNV de janeiro a agosto de 2017, obteve-se um total de 108 DNV e após, foi constatado que das 108 DNV, 19 não tinham sido realizado a busca ativa, destas, cinco foram contatadas via telefone e regularizado o seu cadastro. Das 14 restantes foi feito busca ativa e dez foram regularizadas seu cadastro, dois são do município de Pinhais – PR, um mudou de cidade, e um os pais são naturalistas e não aceitam vacinar seus filhos. Considera-se que o resultado até o momento é satisfatório pois, atingiu 71,5% das DNV que estavam sem a realização da busca ativa e regularização do cadastro. A vacinação em crianças resulta na melhoria do nível de saúde de uma comunidade pelo seu reflexo nos indicadores de saúde, especialmente na taxa de mortalidade infantil. O enfermeiro deve elaborar educações continuadas para equipe para que não ocorram dúvidas pelos profissionais de saúde durante seu trabalho.

Biografia do Autor

Edson Luis Pereira TAVARES, Centro Universitário Autônomo do Brasil-Unibrasil/Acadêmico de Enfermagem
Centro Universitário Autônomo do Brasil-Unibrasil/Acadêmico do 8 Período do curso de Enfermagem
Christiane BREY, Centro Universitário Autônomo do Brasil-Unibrasil
Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Professora do Centro Universitário Autônomo do Brasil
Cristiano CAVEIÃO, Centro Universitário Autônomo do Brasil-Unibrasil
Professor Pesquisador do Centro Universitário do Brasil – UniBrasil. Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa – UniBrasil. Doutor em Enfermagem – UFPR
Ana Paula HEY, Centro Universitário Autônomo do Brasil-Unibrasil
Enfermeira Estomaterapeuta. Mscª em Cirurgia Secretária Seccional SOBEST - Associação Brasileira de Estomaterapia (Seção Paraná) Curitiba - Paraná – Brasil. Professora do curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil)
Publicado
2018-02-23