AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PESQUISA DE CAMPO NO CMEI VÓ NAZARETH

  • Elaine Lopes da Rosa Centro Universitário unibrasil
  • Sirlene de Almeida Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: TDIC’S, Educação Infantil, Prática Pedagógica.

Resumo

Este estudo, de caráter qualitativo e exploratório, trata-se de uma pesquisa de campo realizada em uma turma de PRÉ II, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vó Nazareth, Curitiba. Contempla também o estudo do Projeto Educonexão, que é um projeto voltado ao uso de tecnologias na educação, desenvolvido em algumas unidades educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Por meio de entrevistas com a professora da turma e a equipe pedagógica, bem como por registros realizados em diário de campo, o estudo voltou-se a investigar as possíveis contribuições das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC’S) na prática pedagógica, bem como pode auxiliar no processo de aprendizagem das crianças de 5 anos, já que se trata de um tema atual, tendo em vista, o crescente domínio das tecnologias, o surgimento de novas realidades e alterações no contexto educacional. Para tanto,além das bases teóricas sobre tecnologias e Educação Infantil, foram consultadasas bases legais que norteiam o trabalho com as tecnologias neste nível de ensino, e quais os desafios enfrentados pelos professores ao adotarem esta prática. Assim, a pesquisa que está em curso,em fase deobservação, se ocupa no momento de observações em campo, fase esta que levará as pesquisadoras a compreender como as crianças aprendem com as mídias tecnológicas, através da mediação dos professores no desenvolvimento de atividades que priorizam o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras, emocionais e afetivas, e quais são os recursos utilizados neste percurso. Por estar em andamento, os resultados e conclusões ainda são parciais.
Publicado
2018-02-27