O PEDAGOGO ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

  • Stefany Sonia Piovesan CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL
  • Amanda Aparecida de Souza Alves Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: pedagogo, formação humana, espaços não-escolares,

Resumo

O presente estudo trata da atuação do Pedagogo em espaços não escolares, e o interesse para compreender o trabalho decorre das maneiras de como a sociedade entende e limita a atuação do pedagogo. Geralmente sua atuação é vinculada à atuação no espaço escolar, principalmente como professor na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, ou seja, como docente. No entanto, a formação do Pedagogo não se define somente à docência, porque ele pode atuar em diversas áreas aplicando o conhecimento adquirido em sua formação e a sua importância como cientista da educação. O objetivo desta pesquisa é investigar quais as várias funções que o pedagogo tem no mundo do trabalho, redefinindo a sua atuação profissional como pedagogo, e analisando as diversas áreas de atuação dos espaços não escolares na sociedade. A pesquisa busca desconstruir a ideia de que o pedagogo apenas pode atuar em espaços formais de educação. Para tal, buscou-se aporte teórico em alguns autores como LIBÃNEO (2002), FRANCO (2003) e BRANDÃO (1993). Dessa forma a metodologia utilizada é pesquisa bibliográfica e de campo e com os resultados parciais, pode-se afirmar que as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (CNE/CP, 2006) instituem, entre outras, a formação continuada em serviço do profissional em espaços não formais, para a atuação no processo de formação humana além dos muros da escola. Dentre estes espaços além da instituição escolar, o pedagogo pode atuar em hospitais, ONG’s, empresas, igrejas, sindicatos, e outros, onde há o processo de formação humana, pois o ensino e a aprendizagem ocorrem em diversos espaços sociais.

 

 

Publicado
2019-08-20
Seção
Pedagogia