A BRINQUEDOTECA NO AMBIENTE HOSPITALAR: COMPREENDENDO A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

  • Fabiane do Rocio Candido GORCZYCA Centro Universitário Unibrasil
  • Micheli da Silva Neto Vaz Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: brinquedoteca, pedagogia hospitalar, educação

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar como a brinquedoteca vem sendo utilizada pedagogicamente no ambiente hospitalar, visto que toda criança hospitalizada  tem direito de desfrutar de alguma forma de recreação. O estudo também  analisa o uso da brinquedoteca no ambiente hospitalar  como espaço de interação da criança hospitalizada, e as possibilidades de atuação do pedagogo no ambiente hospitalar, considerando a brinquedoteca como recurso pedagógico. Inicialmente realizamos  uma pesquisa empírica, de caráter exploratório, com  visitando hospital na cidade de Curitiba, com o intuito de observar  o processo de  ensino aprendizagem e  ludicidade no momento em que a criança se encontra na brinquedoteca. A pesquisa também busca  compreender os tipos de atendimentos educacionais desenvolvidos na brinquedoteca, assim como as formas de organização e estruturação da brinquedoteca. O pedagogo que atua no ambiente hospitalar contribui nos processos de  estimulação da criança e principalmente no processo de ensino  aprendizado do educando de forma lúdica. Preliminarmente, já identificamos que as ações educacionais desenvolvidas na brinquedoteca   podem contribuir para o desenvolvimento global que ocorre por meio das brincadeiras e da imaginação, bem como na superação dos  aspectos psicossociais de enfrentamento ao adoecimento. Consideramos que a temática evidencia a importância da atuação do pedagogo no ambiente hospitalar, sobretudo na brinquedoteca, proporcionando o desenvolvimento integral de crianças hospitalizadas.
Publicado
2019-08-20
Seção
Pedagogia