Esta pesquisa tem por objetivo analisar como a brinquedoteca vem sendo utilizada pedagogicamente no ambiente hospitalar, visto que toda criança hospitalizada tem direito de desfrutar de alguma forma de recreação. O estudo também analisa o uso da brinquedoteca no ambiente hospitalar como espaço de interação da criança hospitalizada, e as possibilidades de atuação do pedagogo no ambiente hospitalar, considerando a brinquedoteca como recurso pedagógico. Inicialmente realizamos uma pesquisa empírica, de caráter exploratório, com visitando hospital na cidade de Curitiba, com o intuito de observar o processo de ensino aprendizagem e ludicidade no momento em que a criança se encontra na brinquedoteca. A pesquisa também busca compreender os tipos de atendimentos educacionais desenvolvidos na brinquedoteca, assim como as formas de organização e estruturação da brinquedoteca. O pedagogo que atua no ambiente hospitalar contribui nos processos de estimulação da criança e principalmente no processo de ensino aprendizado do educando de forma lúdica. Preliminarmente, já identificamos que as ações educacionais desenvolvidas na brinquedoteca podem contribuir para o desenvolvimento global que ocorre por meio das brincadeiras e da imaginação, bem como na superação dos aspectos psicossociais de enfrentamento ao adoecimento. Consideramos que a temática evidencia a importância da atuação do pedagogo no ambiente hospitalar, sobretudo na brinquedoteca, proporcionando o desenvolvimento integral de crianças hospitalizadas.