AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM UM CMEI DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA-PR

  • Senhorita Verchai Freitas UNIBRASIL
  • Mestre Domingues Ravazzani
  • Senhorita Gualberto Silva
Palavras-chave: obesidade infantil, comportamento alimentar, publicidade de alimentos

Resumo

O Brasil vem sofrendo com o aumento da prevalência de crianças com sobrepeso e obesidade, sendo que alguns fatores devem ser estudados e analisados para auxiliar em possíveis mudanças no perfil nutricional. Entre os fatores desencadeantes, estão o marketing infantil, relacionado ao tempo gasto em frente as telas, a publicidade e propaganda direcionada a este público, e a influência dos pais. Por este motivo, o presente trabalho tem por objetivo analisar o perfil nutricional e os fatores que influenciam nesse ganho de peso em crianças de 1 a 5 anos de idade em um Centro Municipal de Educação Infantil em um município da região metropolitana de Curitiba. Para tanto, será realizado um estudo transversal e descritivo, no qual serão coletadas as variáveis de peso, altura e idade, que posteriormente serão analisadas segundo indicadores de peso/estatura; estatura/idade; idade/peso segundo pontos de corte estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Após a coleta de dados, serão entregues aos pais, questionários sobre perfis alimentares e escolhas saudáveis, onde os pais irão responder sobre os hábitos alimentares das crianças, relacionando com o tempo gasto em frente à televisão, computadores e smartphones. Após recebimento de todos os questionários, os dados serão avaliados por meio de aplicação de teste estatístico Qui-quadrado com significância de 5% e analisados o percentil através de um programa Anthro. Espera-se encontrar um maior número de crianças com o estado nutricional adequado do que crianças com o estado nutricional inadequado.

Publicado
2019-08-20
Seção
Nutrição