OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A INDUÇÃO DAS MASSAS

  • Vitoria Mariana Silva UniBrasil
  • Guilherme Emanoel Silva Pereira
Palavras-chave: comunicação, manipulação, induzir, sociedade, educação

Resumo

A pesquisa realizada tem como objetivo a análise de como os meios de comunicação tem levado as informações para os telespectadores, com a intenção de induzir a opinião pública a apoiá-los. Sabemos à força que a mídia possui, e com todo esse poder ela passa as notícias com um ponto de vista já formado sobre determinado assunto. Sempre que um assunto carece de apoio social, começam a apresentar notícias, reportagens, propagandas ou publicidades, com o objetivo de conseguir o apoio da sociedade. Esse poder de manipulação é ainda maior em uma sociedade que não é muito bem instruída, pois sem a educação adequada, não tem condições de discernir e questionar o que é passado para eles através das mídias. A mídia é capaz de influenciar de muitas formas, na maneira como as pessoas agem, pensam, sentem, vestem e comem na vida cotidiana. Com base na observação dos fatos analisados, é necessário, mais investimentos na educação, pois o remédio para a alienação é o pensamento próprio, que só é adquirido através da educação. Todavia a sociedade passa a saber discernir as opiniões impostas pelos meios de comunicação. Portanto não se nega que a mídia possui uma importante relevância para uma sociedade democrática, porém, não significa que por conta desse argumento ela pode manipular, tudo aquilo que é veiculado a fim de movimentar a massa social num determinado caminho.

Biografia do Autor

Vitoria Mariana Silva, UniBrasil
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A INDUÇÃO E MASAS
Publicado
2020-01-20