A LITERATURA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PINHAIS

  • Ana Claudia Silva Centro Universitário Unibrasil
  • Maria Vilma Penha centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: Literatura, Formação do leitor, Currículo de Pinhais.

Resumo

O presente trabalho de pesquisa tem a seguinte temática: a literatura no processo de formação do leitor – um estudo bibliográfico do 5º ano do ensino fundamental em duas escolas do município de Pinhais. Este trabalho se faz relevante devido à importância da literatura para a humanidade, constituída como histórica dentro de um universo letrado, pelo qual nos diferenciamos dos demais seres vivos e graças ao qual podemos nos expressar e continuar a passar nossas histórias de geração em geração. A problemática a ser respondida é: quais os impactos da literatura na rotina escolar e quais suas repercussões? Para responder a essa questão foi colocado, como objetivo geral da pesquisa, analisar as práticas e metodologias utilizadas no município de Pinhais para estimular os educandos em sua formação como leitores, no 5º ano. Os objetivos específicos deste trabalho: a) Escrever um apanhado sobre a história do processo de formação de leitores no Brasil, utilizando pressupostos teóricos sobre a literatura; b) Pesquisar de que forma a legislação do município de Pinhais contempla a literatura no 5º ano; c) Investigar as mudanças em resultados obtidos pelo município, de acordo com números oficiais do IDEB. Os autores que fundamentam essa pesquisa são Vygotsky, Botelho, Souza e Antônio Candido. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica de forma qualitativa. Esperamos conseguir vislumbrar a efetividade dessas ações, apontando, posteriormente, caminhos para implementar de forma ainda mais eficiente a leitura entre os discentes.

Biografia do Autor

Ana Claudia Silva, Centro Universitário Unibrasil
Gradoanda do curso de Pegagogia do Centro Univertário Unibrasil
Maria Vilma Penha, centro Universitário Unibrasil
Gradoanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário Unibrasil
Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia