A LITERATURA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PINHAIS
Resumo
O presente trabalho de pesquisa tem a seguinte temática: a literatura no processo de formação do leitor – um estudo bibliográfico do 5º ano do ensino fundamental em duas escolas do município de Pinhais. Este trabalho se faz relevante devido à importância da literatura para a humanidade, constituída como histórica dentro de um universo letrado, pelo qual nos diferenciamos dos demais seres vivos e graças ao qual podemos nos expressar e continuar a passar nossas histórias de geração em geração. A problemática a ser respondida é: quais os impactos da literatura na rotina escolar e quais suas repercussões? Para responder a essa questão foi colocado, como objetivo geral da pesquisa, analisar as práticas e metodologias utilizadas no município de Pinhais para estimular os educandos em sua formação como leitores, no 5º ano. Os objetivos específicos deste trabalho: a) Escrever um apanhado sobre a história do processo de formação de leitores no Brasil, utilizando pressupostos teóricos sobre a literatura; b) Pesquisar de que forma a legislação do município de Pinhais contempla a literatura no 5º ano; c) Investigar as mudanças em resultados obtidos pelo município, de acordo com números oficiais do IDEB. Os autores que fundamentam essa pesquisa são Vygotsky, Botelho, Souza e Antônio Candido. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica de forma qualitativa. Esperamos conseguir vislumbrar a efetividade dessas ações, apontando, posteriormente, caminhos para implementar de forma ainda mais eficiente a leitura entre os discentes.