AS ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO NA ESCOLA: O PROCESSO DA GESTÃO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • leyla leiane da silva jost Centro Universitário Unibrasil
  • monica machado candido Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: Gestão Educacional, Gestão Pedagógica, Função do Pedagogo.

Resumo

Este trabalho de conclusão de curso “As Atribuições do Pedagogo na Escola: O Processo da Gestão Educacional nos anos iniciais do ensino fundamental” consiste em analisar o conjunto das atribuições do pedagogo para o exercício da Gestão Educacional nos anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Curitiba. Problematizando as atribuições necessárias ao Pedagogo, para compor a equipe de gestão educacional na escola. Os objetivos da pesquisa são: descrever a História do curso de pedagogia a partir dos anos de 1960; Demonstrar a função do Pedagogo na Organização do Trabalho Pedagógico da escola; Pesquisar o trabalho do Pedagogo nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas no Município de Curitiba. O Pedagogo deve estar preparado para atuar nas diversas instâncias da prática educativa, tendo em vista os objetivos da formação humana definidos historicamente. Com isso, ele vai contribuir para o desenvolvimento e a construção do processo de ensino e aprendizagem, auxiliando na articulação e no desenvolvimento humano, a fim de auxiliar gestores e colaboradores na construção de novos projetos que atendam os desafios educacionais, com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentindo, o trabalho do pedagogo merece destaque no decorrer desta pesquisa, porque ele deve assumir a função pedagógica, organizar e acompanhar as atividades do processo de ensino, necessitando adquirir conhecimento acerca das abrangências em que atua o pedagogo. Assim compreendendo a gestão educacional como processo de participação do trabalho pedagógico, buscando analisar as atribuições do pedagogo no âmbito escolar, como está ocorrendo nas escolas e se está de acordo com a real função do pedagogo nos anos inicias do Ensino Fundamental. A metodologia trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória em andamento. Onde serão implementadas estratégias de investigação, tais como: levantamento de material bibliográfico e análise dos mesmos com aplicação de questionários na pesquisa de campo, cujo público serão os pedagogos de escola particular de Curitiba.

 

Biografia do Autor

leyla leiane da silva jost, Centro Universitário Unibrasil
graduando do curso pedagogia do centro universitário unibrasil
monica machado candido, Centro Universitário Unibrasil
graduanda do curso de pedagogia do Centro Universitário Unibrasil
Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia