AS ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO NA ESCOLA: O PROCESSO DA GESTÃO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso “As Atribuições do Pedagogo na Escola: O Processo da Gestão Educacional nos anos iniciais do ensino fundamental” consiste em analisar o conjunto das atribuições do pedagogo para o exercício da Gestão Educacional nos anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Curitiba. Problematizando as atribuições necessárias ao Pedagogo, para compor a equipe de gestão educacional na escola. Os objetivos da pesquisa são: descrever a História do curso de pedagogia a partir dos anos de 1960; Demonstrar a função do Pedagogo na Organização do Trabalho Pedagógico da escola; Pesquisar o trabalho do Pedagogo nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas no Município de Curitiba. O Pedagogo deve estar preparado para atuar nas diversas instâncias da prática educativa, tendo em vista os objetivos da formação humana definidos historicamente. Com isso, ele vai contribuir para o desenvolvimento e a construção do processo de ensino e aprendizagem, auxiliando na articulação e no desenvolvimento humano, a fim de auxiliar gestores e colaboradores na construção de novos projetos que atendam os desafios educacionais, com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentindo, o trabalho do pedagogo merece destaque no decorrer desta pesquisa, porque ele deve assumir a função pedagógica, organizar e acompanhar as atividades do processo de ensino, necessitando adquirir conhecimento acerca das abrangências em que atua o pedagogo. Assim compreendendo a gestão educacional como processo de participação do trabalho pedagógico, buscando analisar as atribuições do pedagogo no âmbito escolar, como está ocorrendo nas escolas e se está de acordo com a real função do pedagogo nos anos inicias do Ensino Fundamental. A metodologia trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória em andamento. Onde serão implementadas estratégias de investigação, tais como: levantamento de material bibliográfico e análise dos mesmos com aplicação de questionários na pesquisa de campo, cujo público serão os pedagogos de escola particular de Curitiba.