A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO COMO TEMA TRANSVERSAL – A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

  • Etiene Camila Gonçalves do Carmo Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: conteúdo transversal, educação, ensino fundamental, trânsito.

Resumo

Diante de um cenário crescente de pessoas mortas e feridas em razão de acidentes de trânsito aumenta a necessidade de que as escolas abram espaço para o trabalho pedagógico com educação para o trânsito,de forma que as criançastenham condições de se comportarem de maneira segura e adquiram hábitos adequados,capazes de influenciar o meio social no qual estão inseridas, agindo de maneira consciente e transformadora. O município de São José dos Pinhais foi escolhido como campo de estudo para esta pesquisa pelo destaque que esta cidade da região metropolitana de Curitiba teve nos últimos anos com a implantação de diversos projetos na área de Educação para o Trânsito. O objetivo desta pesquisa é analisar como acontece a abordagem realizada em duas escolas do ensino fundamental, anos iniciais, no município supracitado, referente ao tema em foco, como conteúdo transversal, e que participam do Programa Municipal “Educação para o trânsito – compromisso com a cidadania”, e, quais as contribuições desta iniciativa no dia a dia dos estudantes. O estudo em geral se edificou por meio das legislações afetas ao tema bem como pela pesquisa bibliográfica envolvendoautores de referência na área da educação e do trânsito como Libâneo, Vygotsky, Rozestraten. Nas escolas pesquisadas, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas aos pedagogos e professores, buscando identificar os encaminhamentos metodológicos utilizados para a abordagem do tema pelos professores e como as crianças se percebem participando dessas práticas educativas. A pesquisa encontra-se em andamento e os resultados ainda são desconhecidos.

Biografia do Autor

Etiene Camila Gonçalves do Carmo, Centro Universitário Unibrasil
Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Unibrasil
Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia