A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA ARTE
Resumo
A Arte contribui para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança e por meio dela o aluno é levado a diferentes reflexões, que ampliam seu conhecimento de mundo, indo além do que é proposto. Porém muitas vezes a Arte no contexto escolar fica restrita a aulas pontuais e limitadas. Diante disso, a Interdisciplinaridade se mostra como uma ferramenta que contribui para a expansão deste tipo de reflexão, permitindo que o estudante torne-se mais crítico e reflexivo diante de sua aprendizagem, ampliando seu conhecimento e possibilitando um aprofundamento da relação teoria e prática. Com base nos trabalhos de Ferreira (2015), Coleto (2009), Thiesen (2008), Cunha (2011) e Almeida (2009), essa pesquisa tem por objetivo demonstrar que a Arte ultrapassa as paredes de uma única sala e de uma única prática pedagógica. Propõe-se levantar de que forma a interdisciplinaridade auxilia na vivência dos conteúdos de Arte e como a disciplina pode permear os outros campos do saber dos alunos. A pesquisa se dará por meio de revisão bibliográfica, observação de aulas de Arte, elaboração de proposta aplicável e aplicação da proposta elaborada em uma Escola Pública de Curitiba para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Desta forma, pretende-se analisar a participação dos alunos nas atividades propostas e a relevância que as reflexões passam a ter diante da sensibilização artística. Os resultados serão descritos e analisados de forma qualitativa. Com esta pesquisa, espera-se auxiliar a comunidade pedagógica na implantação desta prática interdisciplinar, permitindo a expansão dos conhecimentos de Arte e da ampliação do conhecimento de mundo que só eles podem proporcionar.