A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O TRABALHO COM O SURDO

  • JOSILAINE SILVA DE ANDRADE CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL
  • SUELEN GONÇALVES DE OLIVEIRA
Palavras-chave: formação de professores, surdo, educação especial

Resumo

As novas transformações político-educacionais resultam em um novo olhar para a desigualdade, olhar este atento às questões sobre identidade e respeito às diferenças. Com isso, busca-se promover a cidadania e respeito às diversidades. O deficiente auditivo, por exemplo, sofre uma grande desigualdade em sua formação, pois é preciso um professor que tenha uma formação bilíngue para atender as suas necessidades. A educação regular apresenta dificuldades para atender esse público desde a preparação do professor, atéa disponibilização de recursos didáticos e capacidade de infraestrutura. Estapesquisa investiga a formação do professor para o trabalho com o aluno surdo, como se dá esta formação e quais os obstáculos em sua prática. Essa problemática surgiu do convívio com deficientes auditivos pelas pesquisadoras que se inquietaram com os relatos de escolarização e de exclusão escolar vividas por eles. Autores como Leite (2016), Sá (2016) e Santana (2005) afirmam que existe sim um déficit na formação dos professores, o professor está despreparado para atuar em sala e essas dificuldades vem desde sua formação docente.  Tais objeções geram transtornos na relação social entre pessoas surdas e ouvintes e nas relações escolares. Com base nessas afirmativas, esta pesquisa tem como objetivo analisar a formação do professor, levantar dados sobre o currículo da formação em Pedagogia e perceber os empecilhosdo profissional ao trabalhar com o aluno surdo em sala de aula, perceber suas dificuldades cotidianas e observar as políticas públicas relacionadas ao surdo. Para tal, será elaborado um questionário voltado aos profissionais da educação que pretendelevantar asdificuldades encontradas na relação teoriaXprática. Espera-se, assim, conscientizar a comunidade acadêmica em relação à teoria e prática do ensino de surdos para que as leis em vigor sejam de fato cumpridas, além de auxiliar na mobilização de novas leis para essa modalidade de educação.

Biografia do Autor

JOSILAINE SILVA DE ANDRADE, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL
GRADUANDO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL
SUELEN GONÇALVES DE OLIVEIRA
GRADUANDO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL
Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia