A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O TRABALHO COM O SURDO
Resumo
As novas transformações político-educacionais resultam em um novo olhar para a desigualdade, olhar este atento às questões sobre identidade e respeito às diferenças. Com isso, busca-se promover a cidadania e respeito às diversidades. O deficiente auditivo, por exemplo, sofre uma grande desigualdade em sua formação, pois é preciso um professor que tenha uma formação bilíngue para atender as suas necessidades. A educação regular apresenta dificuldades para atender esse público desde a preparação do professor, atéa disponibilização de recursos didáticos e capacidade de infraestrutura. Estapesquisa investiga a formação do professor para o trabalho com o aluno surdo, como se dá esta formação e quais os obstáculos em sua prática. Essa problemática surgiu do convívio com deficientes auditivos pelas pesquisadoras que se inquietaram com os relatos de escolarização e de exclusão escolar vividas por eles. Autores como Leite (2016), Sá (2016) e Santana (2005) afirmam que existe sim um déficit na formação dos professores, o professor está despreparado para atuar em sala e essas dificuldades vem desde sua formação docente. Tais objeções geram transtornos na relação social entre pessoas surdas e ouvintes e nas relações escolares. Com base nessas afirmativas, esta pesquisa tem como objetivo analisar a formação do professor, levantar dados sobre o currículo da formação em Pedagogia e perceber os empecilhosdo profissional ao trabalhar com o aluno surdo em sala de aula, perceber suas dificuldades cotidianas e observar as políticas públicas relacionadas ao surdo. Para tal, será elaborado um questionário voltado aos profissionais da educação que pretendelevantar asdificuldades encontradas na relação teoriaXprática. Espera-se, assim, conscientizar a comunidade acadêmica em relação à teoria e prática do ensino de surdos para que as leis em vigor sejam de fato cumpridas, além de auxiliar na mobilização de novas leis para essa modalidade de educação.