ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: A FUNÇÃO DO PEDAGOGO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PIRAQUARA

  • Dara Pereira Meira Centro Universitário UniBrasil
Palavras-chave: Legislação, Função do Pedagogo, Município de Piraquara.

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso, intitulado “Entre a teoria e a prática: a função do pedagogo nos anos iniciais da educação básica no município de Piraquara”, tem como objetivo estabelecer a relação entre a teoria e a prática do trabalho do pedagogo nos anos iniciais. As dificuldades, desafios e divergências da função do pedagogo escolar, evidenciam-se durante o processo de ensino e aprendizagem na pratica diária da escola. A pesquisa discorre no primeiro capítulo através do contexto histórico da função do pedagogo, embasado em legislações e bibliografia, utilizando autores como, Libâneo, Franco, Pimenta, Saviani e Paulo Freire. Feito essa análise e entendendo melhor o contexto histórico da formação e da função do Pedagogo, aprofunda-se no segundo capítulo a função do profissional no município de Piraquara, através dos documentos legais que apresentam as funções e os regulamentos no município. Em entrevista com a secretária municipal de educação, ela explica desde a forma de inserção no cargo até a função dentro das instituições, o que deixa claro as diferenças em relação a outros municípios. Por fim, no último capitulo, através da análise, da fundamentação teórica e legal, elaboramos uma pesquisa qualitativa em forma de questões dissertativas para os Pedagogos de três instituições de acordo com suas experiências e formação. A pesquisa está em andamento, mas esperamos esclarecer a relação teoria e prática no município estudado e quais os desafios que esses profissionais encontram no dia a dia da escola.

Biografia do Autor

Dara Pereira Meira, Centro Universitário UniBrasil
Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário UniBrasil
Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia