O desafio para os docentes diante da inclusão de alunos com TEA no primeiro ciclo alfabetizador da rede Municipal do Município de Colombo
Resumo
O trabalho que será apresentado procura abordar, e demonstrar, as dificuldades encontradas pelos docentes em salas de aulas inclusivas com alunos TEA, assim como quais são os maiores desafios enfrentados pelo educador diante da criança com necessidades educativas especiais. Justifica-se essa pesquisa, uma vez que se julgou necessária a discussão sobre o tema, quando falamos em Educação Inclusiva, e nos deparamos tanto com ambientes escolares quanto com profissionais pouco capacitados e que, consequentemente, não se sentem aptos para lidar com essa complexidade. Esta pesquisa tem por objetivos definir o que é o TEA, abordar as dificuldades e, possivelmente, demonstrar quais são as limitações que levam o docente a não ter preparo adequado para lecionar a um aluno com transtorno do espectro autista. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa serão apresentadas as diferentes formas de inclusão e abordadas, brevemente, sobre a importância de uma formação continuada. Por fim, na pesquisa de campo, será observada como é realizada a escolarização dessas crianças com TEA no Município de Colombo.