MÍDIA TELEVISIVA ESPORTIVA E A PRODUÇÃO DA NOTÍCIA.

  • Aline Cristine de Lima Salles Graduando do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
  • Yuri José de Lima Graduando do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
  • Camile Luciane da Silva Docente do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
Palavras-chave: Mídia Esportiva, Jornalismo esportivo, Campo jornalístico, habitus jornalístico.

Resumo

Atualmente a mídia televisiva e o esporte têm se aproximado, esta interlocução ocorre devido diferentes interesses lucrativos. Nesse universo há diferentes programas jornalísticos que acabam utilizando dessa parceria para criar um mercado, chamado mercado da notícia. A problemática desta pesquisa é como ocorre a seleção e a produção de notícias esportivas de uma emissora de TV sobre o esporte? O objetivo geral é compreender como são produzidas as notícias esportivas de uma emissora local de jornalismo esportivo. Os objetivos específicos são identificar os profissionais de jornalismo esportivo televisivo e qual a sua formação, apontar as notícias transmitidas pelos jornalistas esportivos e identificar os critérios de seleção e a produção dessas notícias. A importância desse estudo se caracteriza em compreender como são selecionadas e produzidas as notícias sobre o esporte local e nacional e como essas notícias transmitem sentimentos ao telespectador. Sendo assim essa pesquisa é de abordagem qualitativa e busca compreender como são elaboradas as notícias esportivas através de entrevistas semiestruturadas e diário de campo, com objetivo descritivo para descrever como são selecionadas as reportagens, notícias e formação destes profissionais envolvidos. A delimitação da amostra foi intencional, os critérios para inclusão dos entrevistados foi que deveriam ter o vínculo com a emissora com o mínimo de 5 anos de trabalho, os profissionais da imprensa devem ser compostos por profissionais específicos do jornalismo esportivo. A coleta de dados neste estudo em um primeiro contato com os profissionais do jornalismo esportivos foi através do telefone para expor o objetivo da pesquisa e marcar uma data e local para as entrevistas, utilizamos um questionário e a entrevista semiestruturada com 20 à 25 perguntas, onde cada questionário foi criado para atender a especificidade do cargo exercido, a análise de dados é de caráter sociológico onde utilizando as informações obtidas através da entrevista semiestruturada será analisada através das teorias de Pierre Bourdieu de Campo e Habitus. A revisão da literatura foi realizada através dos conceitos de Campo e Habitus específicos do esporte e do jornalismo, conceito de Mídia Televisiva e de Jornalismo Esportivo. Já realizamos todas as entrevistas semiestruturadas com 4 profissionais principais da emissora, porém ainda não foi realizada a discussão e a conclusão do estudo.

Palavras-chave: Mídia Esportiva; Jornalismo esportivo; Campo jornalístico; habitus jornalístico.
Publicado
2020-01-22
Seção
Educação Física

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)