A ABORDAGEM DA GESTÃO E EMPREENDEDORISMOS NOS CURSOS DE FISIOTERAPIA NO ESTADO DO PARANÁ

  • Vitoria Kamilly Ferreira Bastos Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
  • Katia Josete Oresten Stange Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil)
  • Vanda Cristina Galvão Pereira ABENFISIO - Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia
Palavras-chave: Fisioterapia, Gestão, Empreendedorismo, Indicadores de qualidade, Paraná

Resumo

Introdução: A profissão de fisioterapia aborda a imagem de um cidadão autônomo, liberal e de atuação flexível, por isso as noções de gestão e empreendedorismo são de suma importância para o exercício profissional. As novas reflexões sobre o currículo do fisioterapeuta, apontam que o domínio sobre gestão e empreendedorismo se tornam de grande valia para abordagem na graduação e devem fazer parte do contato real do discente. Justificativa: O ensino superior deve ser um ambiente fomentador, não só do conhecimento técnico, mas para o desenvolvimento de novas habilidades e competências. As instituições de ensino superior devem investir na inserção, adequação e melhoria de disciplinas específicas sobre o tema, com o objetivo de estimular os acadêmicos a pensar estratégias para o crescimento de oportunidades profissionais e produtividade em suas áreas de atuação (SOUZA, et al., 2011). Objetivo: Verificar a correlação entre a análise dos indicadores de qualidade Conceito Preliminar de Curso (CPC) e ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e a abordagem da gestão e empreendedorismo no curso de Fisioterapia nas Instituições de Ensino Superior no estado do Paraná. Métodos: Estudo quantitativo de corte transversal e natureza documental através de consulta pública na plataforma eletrônica e-MEC. Foram filtradas e incluídas na amostra as Instituições de Ensino Superior (IES) com validação dos indicadores de Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no período de 2013 a 2018. Foram excluídos da amostra instituições de ensino públicas (estaduais e federais) e instituições que apresentaram indicadores incompletos. Para a análise dos pontos de gestão e empreendedorismo foi realizada intervenção direta pelos pesquisadores via endereço eletrônico aos coordenadores das instituições. Os dados foram organizados e tabulados em Excel pelo pacote Microsoft Office 10. Resultados: Observou-se que as IES têm despertado para a nova formação necessária ao profissional fisioterapeuta, sendo que das nove instituições avaliadas, cinco se preocupam com noções de gestão e empreendedorismo na grade curricular de seus cursos.  Este número representa 55,55% dos cursos de fisioterapia vigentes no Paraná. Conclusões: Embora possamos vislumbrar mudanças com o apoio de novas políticas educacionais, são necessárias participações mais assertivas das Instituições de Ensino Superior, acadêmicos e docentes com órgãos envolvidos no ensino em Fisioterapia. Este trabalho colabora cientificamente para um novo olhar sobre a fisioterapia e seus profissionais, independentemente do tempo de formação e a necessidade de amadurecimento desde a graduação sobre o tema visto as mudanças de mercado profissional.

 

Palavras-chave: fisioterapia; gestão; empreendedorismo; indicadores de qualidade; paraná

Biografia do Autor

Vitoria Kamilly Ferreira Bastos, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
Acadêmica da graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil
Katia Josete Oresten Stange, Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil)
Fisioterapeuta. Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil). Mestre em Engenharia Biomedica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004)
Vanda Cristina Galvão Pereira, ABENFISIO - Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia
Fisioterapeuta. Mestrado em Engenharia de Produção - Ergonomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Ciências - Educação em Saúde e Formação de Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo (2010).
Publicado
2020-01-22
Seção
Fisioterapia