AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN PRÉ E PÓS APLICAÇÃO DA GAME TERAPIA

  • kaoana antunes polato Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: Coordenação motora, Síndrome de Down, Game terapia

Resumo

Introdução: Crianças diagnosticadas com Síndrome de Down tendem a apresentar disfunções percepto motoras e de integração sensorial, que ocasionam alterações em seu desenvolvimento motor, sendo, portanto, importante estimulá-las, para que consigam, mesmo de maneira tardia, desenvolver suas habilidades motoras. A utilização adequada de alguns jogos pode agregar benefícios no desenvolvimento motor, cognitivo e de ensino-aprendizagem de crianças com Síndrome de Down, podendo reduzir o atraso no desenvolvimento das mesmas. Justificativa: Grande parte dos jogos virtuais são produzidos sem nenhuma finalidade terapêutica, em geral, os games são elaborados apenas para entretenimentos, não contemplando as grandes limitações impostas pelos pacientes. Portanto observou -se a importância de criar um aplicativo sistema Android que atendessem as reais necessidades de uma criança com Síndrome de Down visando a coordenação motora grossa. Objetivo: Avaliar a coordenação motora de crianças com síndrome de Down pré e pós aplicação da game terapia. Método: Trata- se de um estudo de caso realizado com duas crianças do gênero feminino portadoras de Síndrome de Down, submetidas a avaliação da coordenação motora, por meio, do teste KTK pré e pós aplicação de um programa de exercícios para coordenação motora, em formato de um jogo para diapositivos móveis, denominado “Meu amigo Tony”, por 12 semanas consecutivas com frequência de duas vezes na semana, desenvolvido pelas pesquisadoras. Resultados: O estudo encontra-se em andamento, não sendo possível avaliar os resultados. Conclusão: Espera-se que a aplicação da gameterapia em indivíduos com Síndrome de Down melhore a coordenação motora.

 

Publicado
2020-01-22
Seção
Fisioterapia