INSTRUMENTO DE PASSAGEM DE PLANTÃO PARA TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DE UMA UTI DE HOSPITAL PRIVADO DE CURITIBA

  • Queila Regina Lino Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
  • Ana Paula Dezoti Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
  • Louise Aracema Scussiato Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
Palavras-chave: UTI, Enfermagem, Comunicação, Passagem de plantão

Resumo

Atualmente muito se fala sobre segurança do paciente, tem sido este tema em foco de diversos congressos nacionais e internacionais da área de saúde, dentro desse tema ainda existe uma grande dificuldade: a comunicação entre os profissionais de enfermagem, estes não tem  a dimensão da importância da sua boa comunicação no   reestabelecimento do paciente dentro do processo de saúde e doença. A comunicação pode prevenir erros e eventos adversos, promover o cuidado, manter a saúde  e a dignidade humana. A comunicação é entendida como elemento essencial do cuidado, dentro das mais variadas formas, estreita a relação entre o paciente e o profissional de saúde. Para uma assistência humanizada e eficaz é imprescindível que haja uma comunicação eficiente entre os profissionais da equipe multidisciplinar. Na continuidade da assistência, a comunicação durante a passagem de plantão entre as equipes de enfermagem se mostra de grande importância e destaque, tendo em vista que durante essa prática as informações devem ser transmitidas de forma clara e objetiva, para que os que a recebam possam realizar o cuidado ao paciente de forma correta e eficaz. A Passagem de plantão ocorre de forma verbal falada, porém tem sido considerada ineficaz. No curso de Enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil o acadêmico tem a oportunidade de trabalhar com projetos assistenciais em unidade hospitalar. A apresentação do projeto é um método utilizado no processo de ensino aprendizagem do Estágio Curricular Supervisionado II do 8º período do curso. O presente trabalho justifica-se pela elaboração mascavada do instrumento de passagem de plantão para técnicos de enfermagem no setor da UTI. Traz como objetivo implantar um novo instrumento de passagem de plantão para os técnicos da  UTI Geral. Como método de planejamento e desenvolvimento do projeto foi utilizado o 6W-3H que tem como objetivo estabelecer metas, com prazos e planejamentos adequados. Desenvolvimento se dá pela implantação de um novo instrumento de passagem de plantão para os técnicos da  UTI Geral, para melhorar a comunicação, com mais clareza e efetividade, evitando erros e eventos adversos contribuindo assim  com a segurança do paciente, sendo realizado pela acadêmica de Enfermagem e apresentado para 26 técnicos de enfermagem e 4 Enfermeiros assistenciais do setor no período da manhã, tarde , seguindo as etapas: (1) dia  27/08 -Observação e realização do diagnóstico situacional, (2) dia 28/08 Apresentação do projeto para Professora e Coordenadora de enfermagem   responsável   pela UTI , (3) dia 29/08  Elaboração do instrumento de passagem de plantão, (4) dia  16/09 Implementação e treinamento do instrumento, (5) dia  20/09 Avaliação dos resultados e (6) dia 25/09Apresentação  do PA em forma de lâminas. Terá um custo total de aproximadamente R$ 40,00 com internet e impressos. Espera-se com a aplicação deste trabalho uma melhor comunicação entre os profissionais de enfermagem, mais clareza nas informações e colaborar para a continuidade do cuidado com o paciente. O projeto encontra-se em desenvolvimento e suas conclusões finalização ao término deste.

 

Biografia do Autor

Queila Regina Lino, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
Academica do curso de Enfermagem do 8º período
Ana Paula Dezoti, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
Professora Mestra Doutoranda - Orientadora, Docente de Enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
Louise Aracema Scussiato, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
Professora Mestra Doutoranda - Orientadora, Docente de Enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
Publicado
2020-01-22
Seção
Enfermagem

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