GESTÃO PÚBLICA NA ERA DAS TECNOLOGIAS DE CONEXÃO: ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL DAS PÁGINAS OFICIAIS NO FACEBOOK DA CASA BRANCA E PALÁCIO DO PLANALTO

  • Roberta Marisa de Araújo MATOS
  • Ney Queiroz de AZEVEDO
Palavras-chave: Comunicação governamental, Comunicação política, Redes sociais

Resumo

A impetuosa propagação da internet vem ocasionando mudanças centrais em todo o mundo, no âmbito social, econômico e cultural. Neste estudo, apresentaremos um panorama sobre a influência das redes sociais na comunicação governamental, o qual impacta diretamente nas relações Estado-Cidadão, incitando a necessidade de ampliação do acesso à informação no ambiente digital. Adotando um modelo referente ao papel explicativo que atribui às transformações na mídia online brasileira. Para atingir esta proposta, foi traçado um paralelo comparativo do modelo americano de comunicação política, com desígnio de revistar possíveis referências assertivas nas estratégias de divulgação na web, desenvolvendo os seguintes objetivos específicos: (a) analisar as páginas oficiais da Casa Branca (EUA) e Palácio do Planalto (BRA), e visualizar a eficácia nas redes sociais; (b) estimular questionamentos sobre o novo modelo de trabalhar a comunicação governamental na internet através do facebook. Em termos metodológicos, o presente estudo pautou-se na linha de pesquisa exploratória, classificando-se como documental uma vez que se baseou em observações diretas por meio de ressalvas efetuadas nos perfis oficiais das presidências avaliadas. O método enfatizado foi o dedutivo, pois se apoia em teorias para, então, justificar a ocorrência de fenômenos particulares. Destacam-se nos resultados apresentados pela pesquisa que: a comunicação da Casa Branca (EUA) exerce o papel crucial e decisivo para o sucesso de inovação nas novas mídias; e que a equipe responsável pela comunicação digital do Palácio do Planalto tenta seguir o mesmo modelo participando de forma efetiva em publicações pertinentes, mas ainda apresenta traços de uma comunicação tradicionalista, sem exibir atributos que expresse uma personalidade marcante para o perfil. Conclui-se ainda que, nessa perspectiva, a página do Planalto Central apresenta grande potencial de crescimento em postagens com conteúdos institucionais, se elaborados de forma mais espontânea, apoiando-se na linguagem própria do facebook, no intuito de melhorar a relação com seus seguidores, visando maior transparência e diálogo com os internautas.