OS PADRÕES ESTÉTICOS VEICULADOS PELAS MÍDIAS SOCIAIS E O CONSUMO DE CIRURGIAS PLÁSTICAS NO BRASIL

  • Vanessa Reis Tulio Unibrasil
  • Rodrigo prado UniBrasil
Palavras-chave: padrões estéticos e mídias sociais; consumo de cirurgias plásticas; exercício físico e saúde.

Resumo

Os padrões estéticos veiculados pelas mídias sociais vêm influenciando a percepção de corpo das pessoas, o que tem feito com que o consumo de cirurgias plásticas no Brasil cresça cada vez mais, por conta da insatisfação com a própria autoimagem. A partir desses dados, estabeleceu-se como questão norteadora para a presente pesquisa “Qual a influência que os padrões estéticos veiculados pelas mídias sociais (Instagram) exercem sobre o consumo de cirurgias plásticas no Brasil?” Com a evolução das tecnologias, as redes sociais cada vez mais acessíveis onde tudo pode ser postado com muita rapidez e facilidade, cresce a cada dia uma pressão do belo, do ideal, do ter. Assim este tema se faz relevante para mostrar que muitos conteúdos e publicações são apenas performances, as quais podem estar distantes da realidade o que, por sua vez, pode contribuir para uma melhor autoaceitação, para que independente dos padrões estéticos exista a valorização do ser, de quem somos. Este estudo tem como objetivo analisar como os padrões estéticos veiculados pelas mídias sociais (Instagram) influenciam no consumo de cirurgias plásticas no Brasil. Sendo assim, visa compreender os conceitos dos padrões estéticos e consumo, proporcionar de forma objetiva uma reflexão sobre as consequências que a mídia exerce, e identificar a concepção de corpo, saúde e exercício físico. Os padrões estéticos e os consumos expostos pelas mídias sociais podem ser um fator muito prejudicial para a sociedade, interferindo muitas vezes no corpo e na saúde tanto física como mental, ocasionando em doenças como depressão ou distorções da imagem corporal (bulimia, anorexia nervosa, dismorfia, etc.), colocando em risco a vida das pessoas que são influenciadas pelas mídias sociais, onde a exposição é grande, influenciando assim diretamente com comerciais vendendo produtos de beleza, remédios para emagrecer, cirurgias plásticas. Esse estudo busca conscientizar as pessoas que buscam pelo corpo perfeito para uma reflexão e busquem orientações corretas juntamente com o incentivo de um profissional de Educação Física para prevenir futuras doenças. Visa a realização de uma revisão bibliográfica qualitativa descritiva, procurando explicar e descrever o problema a partir de referenciais teóricos publicados em artigos coletados na base de dados do Scielo, Lilacs, Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), revistas e livros, nas quais foram utilizadas as palavras- chave: Padrões estéticos e mídias sociais e consumo de cirurgias plásticas. Como critério de inclusão serão utilizados artigos escritos na língua portuguesa que estão dentro do recorte temporal entre 2003 a 2020, e será finalizado no 1˚semestre de 2021.

 

 

Publicado
2021-06-11
Seção
Educação Física