A INFLUÊNCIA DA LITERATURA NA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO IMAGINÁRIO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: LIVROS LITERARIOS E LIVROS UTILITÁRIOo
Resumo
A INFLUÊNCIA DA LITERATURA NA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO IMAGINÁRIO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: LIVROS LITERARIOS E LIVROS UTILITÁRIOS.
Resumo
A Literatura é um tipo de linguagem artística, que representa o mundo a partir do imaginário, ela é capaz de proporcionar conhecimento em momentos harmoniosos e prazerosos por meio de um fazer estético. Pensar em Literatura Infantil é antes de tudo pensar em um mundo onde haja menos opressão e distanciamento de valores e diferenças, pois a mesma pode ser um potencializador de transformação para uma educação com um viés mais humanitário. A presente pesquisa tem como principal objetivo analisar a influência da literatura na formação integral da criança da Educação Infantil por meio do desenvolvimento do imaginário. A metodologia de pesquisa foi bibliográfica e de levantamento de dados por meio de um questionário on-line com professores da Educação Infantil de setores privados e públicos afim de observar como os professores escolhem os livros a serem utilizados e seus respectivos níveis de conhecimento acerca da Literatura Infantil. A análise destes dados se baseará no método quantitativo, relacionando as respostas obtidas com a fundamentação teórica sobre a Literatura Infantil, baseada principalmente nos autores: Bettelheim (1980), Costa (2013), Coelho (2000) e Gregorin (2009). A Literatura Infantil tem um histórico repleto de mudanças, tendo origem em um contexto pedagógico e utilitário e logo mais adiante adquirindo seu caráter estético-literário através da influência de diversos escritores dos anos 90, visto isso, a pauta principal é abordar os tipos de uso da literatura diferenciando-as e levantando dados e analisando os respectivos materiais recolhidos através dos professores atuantes na Educação Infantil.
Palavras-chave: Literatura; Imaginário; Utilitário