PROJETO DE PESQUISA - ESTRESSE E DESEMPENHO ACADÊMICO: UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES PRIVADA

  • Adriane ALVES PEREIRA
  • Marina CARLOS DA SILVA
  • Lilian França PEROTTI
  • Henrique PORTULHAK
Palavras-chave: estresse, desempenho acadêmicos, graduação, Ciências Contábeis

Resumo

O mercado de trabalho na área contábil exige de seus profissionais uma responsabilidade crescente, já que as informações geradas por estes influenciam na tomada de decisão e na gestão das empresas. Também deve ser considerada a ampla concorrência por vagas e a necessidade de contínuo aperfeiçoamento no ambiente de trabalho, o que exige capacidade de compreensão e de análise crítica no desempenho de suas atividades. Diante dessa pressão, bem como por conta da realização de atividades profissionais de forma concomitante às atividades acadêmicas, os estudantes de graduação em Ciências Contábeis podem desenvolver sentimentos de incapacidade durante sua formação, conduzindo-os a uma situação de estresse, acarretando em diminuição de concentração e memorização e, por consequência, diminuindo seu desempenho acadêmico. A pesquisa tem como objetivo identificar se estudantes de Ciências Contábeis estão expostos ao estresse no decorrer do curso de graduação, e se essa condição influencia no desempenho acadêmico de estudantes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada. A relevância do tema reside principalmente pela pressão e cobrança inerente a atividades acadêmicas que trazem condições de surgimento do estresse, sendo que pesquisas nessa área podem possibilitar ações de prevenção e diminuição de seus efeitos diante de sua detecção, assim viabilizando melhorias na qualidade de vida e no desempenho acadêmicos desses alunos. A pesquisa será realizada com enfoque quantitativo, sendo que os dados com relação ao estresse serão coletados por meio de levantamento (survey) a ser realizando junto a estudantes de graduação em Ciências Contábeis de uma IES privada localizada na cidade de Curitiba (Paraná), utilizando-se como instrumento de pesquisa questionário auto administrado tabulado com base na Escala de Estresse Percebido (LUFT et al., 2007), além de questões relacionadas ao perfil do respondente, de modo a permitir a verificação de relações adicionais. Quanto ao desempenho acadêmico, será considerado o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) dos alunos respondentes. Para verificação da relação entre as variáveis da pesquisa, será aplicada a correlação de Spearman com a utilização do software Statistical Package for Social Sciences ® (SPSS).
Publicado
2016-04-13

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