REPRESENTAÇÕES DO JORNALISMO E PÓS-VERDADE NO UNIVERSO FICCIONAL DE WATCHMEN

  • Matheus Ribeiro UniBrasil Centro Universitário
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos; Watchmen; Mídia; Imprensa; Pós-verdade.

Resumo

Este artigo busca discutir a representação do jornalismo dentro do universo ficcional de Watchmen e analisar como a história reproduz conceitos do mundo real e os mistura com elementos da ficção. Dentro da narrativa da graphic novel de Alan Moore e Dave Gibbons, o jornal que ganha mais destaque é o New Frontiersman, um periódico tendencioso que faz publicações com alinhamentos extremistas, factoides e utiliza uma narrativa de Pós-verdade, presente no seu slogan "Em seus corações, você sabe que está certo" para manter seus leitores presos em uma bolha de desinformação. O jornal fictício possui uma grande influência sobre o personagem Rorschach, que confia cegamente nas opiniões expressas no veículo e acaba por também expressar essas opiniões preconceituosas no decorrer da história e influencia o destino de todos os personagens ao dar respaldo ao jornal e passar informações secretas sobre os acontecimentos do fim da história.

Referências

ALSINA, Miguel Rodrigo. A Construção da Notícia. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2009. – (Coleção Clássicos da Comunicação Social).
BARBERO, Jesús-Martin. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Rio de Janeiro: Vozes, 1991.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
LUYTEN, Sonia M. Bibe (org.). Histórias em Quadrinhos: Leitura Crítica. São Paulo. Edições Paulinas, 1989.
McCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. M. Books. São Paulo, 2006.
MOORE, Alan; GIBBONS, Dave. Watchmen. São Paulo: Panini, 2009.
MORRISON, Grant. Superdeuses: mutantes, alienígenas, vigilantes, justiceiros mascarados e o significado de ser humano na era dos super-heróis. São Paulo: Seoman, 2012;
SANTAELLA, Lucia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Barueri: Estação das Letras e Cores Editora, 2018.
Publicado
2021-06-11
Seção
Jornalismo

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)