EFEITOS DOS EXERCICIOS PSICOMOTORES EM AMBIENTE AQUÁTICO NO EQUILIBRIO DE CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN

  • Laryssa Marques MATIAS
  • Lidiane ANTUNES
  • Mayra FERNANDES
  • Danieli Isabel Romanovitch RIBAS
Palavras-chave: Síndrome de Down, hidroterapia, equilíbrio

Resumo

Introdução: Indivíduos com Síndrome de Down apresentam dificuldades motoras, principalmente as que envolvem o equilíbrio, causando limitações na realização das atividades de vida diária tais como vestir-se sozinhos, brincadeiras escolares, alteração da marcha, subir e descer escadas. Os exercícios psicomotores junto com as propriedades físicas da água beneficiarão a criança, melhorando a noção de esquema corporal, espacial, estimulando as reações de equilíbrio e proteção, promovendo o desenvolvimento de novas habilidades motoras. Objetivo: avaliar os efeitos dos exercícios psicomotores realizados em ambiente aquático no equilíbrio de crianças com Síndrome de Down. Metodologia: Este estudo caracteriza-se por ser um estudo de caso realizado em uma Instituição de ensino superior com duas crianças com Síndrome de Down, sendo uma do sexo feminino e outra do sexo masculino com  média de idade de 9,5 anos . Aprovado pelo CEP sob parecer 952.849. Ambas as crianças foram submetidas á um programa de exercícios psicomotores em ambiente aquático, duas vezes na semana, com duração 45 minutos, por um período de 12 semanas. No início e no final do estudo os participantes foram submetidos à avaliação psicomotora por meio da Escala Rosa Neto. Com esta escala foi possível avaliar as seguintes habilidades motoras: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade, além de determinar a idade motora geral e o quociente motor da crianças. Resultados: Após 12 semanas de aplicação do programa de exercícios psicomotores em ambiente aquático, foi possível verificar que ambos participantes, obtiveram melhora na idade motora geral, quociente motor, classificação geral do desenvolvimento e no equilíbrio. Conclusão: Os exercícios psicomotores em ambiente aquático promoveram melhora do equilíbrio em crianças com Síndrome de Down.
Publicado
2016-06-08

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