DISPUTAS DE SENTIDO EM UM AMBIENTE RECONFIGURADO PELAS MÁQUINAS DE VISIBILIDADE

  • Maura Oliveira MARTINS
Palavras-chave: Telejornalismo, Câmeras Onipresentes, Máquinas de Visibilidade, Fronteiras do público e do privado

Resumo

Intenta-se tecer considerações sobre um fenômeno midiático em desenvolvimento – a complexificação do telejornalismo a partir da popularização das chamadas máquinas de visibilidade, ou seja, os ubíquos dispositivos de registro do real. As reportagens geradas pelas instâncias jornalísticas a partir destes materiais se utilizam de uma estética precária para gerar diversos efeitos de sentidos: entre eles, o sentido de autenticidade e a visibilidade às disputas entre diferentes campos sociais vicários ao jornalismo a partir das alterações nas fronteiras do público e privado. Entende-se que este fenômeno como sintoma de um cenário de midiatização, no qual a população – munida de uma série de dispositivos tecnológicos, – produz registros que são publicizados a todo instante nas redes digitais e aproveitados cotidianamente pelo próprio jornalismo. Assim, o que se observa é a reconfiguração das linguagens jornalísticas, que buscam efeitos de genuinidade e mesmo de amadorismo, de modo a contemplar um espectador que tende a desconfiar das empresas de comunicação. Para refletir sobre estas questões, propomos a análise de um vídeo disponibilizado pelo portal online da revista Carta Capital, que exibe a detenção de um repórter do veículo à ocasião da cobertura do quarto protesto pela redução da tarifa do transporte público em São Paulo, ocorrido em junho de 2013.
Publicado
2016-06-17