A estética das mídias: da esfera mental ao consumo de conteúdo

  • Vanessa de Cassia Witzki Colatusso Universidade Tuiuti do Paraná
Palavras-chave: Estética, consumo de conteúdo, cinema, televisão, internet.

Resumo

A estética, como fonte de significação para muitas das questões voltadas à arte, abrange reflexões sobre os fenômenos artísticos e também socioculturais. Na sociedade atual, onde o capitalismo exacerbado gera uma produção infinita de bens de consumo, inclusive no meio artístico, faz surgir uma nova forma de relacionamento das pessoas com os meios de comunicação.  Embora, tais mudanças não sejam tão recentes, todos os dias somos surpreendidos com novidades que nos propõe experimentar o mesmo, de maneiras diferentes.  Esse estudo visa abordar a estética como instrumento de pesquisa das práticas que se realizam nas mídias, como no cinema, ricamente estudado por teóricos desde o seu início, como por exemplo, Hugo Munsterberg e Jean Mitry, passando pelas mudanças tecnológicas abordadas por Robert Stan (2005). Também, entendendo as mudanças ocorridas com a televisão, através de autores como Douglas Kellner, Maria Immacolata Vassallo Lopes e a internet, sob o olhar de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy.
Publicado
2016-11-08