RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO: A INFLUÊNCIA DO ELEMENTO ÉTNICO NO COMPORTAMENTO DE ALUNOS DA 2ª A 4ª SERIE EM ATIVIDADES FÍSICAS NO RECREIO

  • Talita Santos Rocha Unibrasil Centro Universitario
  • Luciano Lacerda Gurski Unibrasil Centro Universitario
Palavras-chave: Racismo, educação, ambiente escolar, séries iniciais

Resumo

 

Atualmente, segundo o IBGE, 53,6% da população é composta de negros ou pardos, porém, apenas 17,4% destes está entre a parcela mais rica da população. Voltando para a história do Brasil, encontramos informações para entender esta realidade. O período da escravidão, no Brasil, deixou profundas marcas em nossa sociedade, e não é de se estranhar uma vez que ela durou 388 anos, em um país com pouco mais de 500 anos. Esta herança incide sobre todo brasileiro, desde indígenas, brancos, negros, dos mais diversos grupos étnicos, dentre outros. Mas seguramente esta incidência se deu de formas muito diversas em cada um dos grupos étnicos citados. No caso do negro coube uma inserção social parcial, como alguém que está ali para servir, para ser dominado, para ser objeto e ao branco coube o domínio social. Este domínio que existia juridicamente durante a escravidão, se mantém na consciência coletiva do brasileiro no período posterior a ela, o que se explica, em grande medida devido ao fato desta dominação apresentar aspectos de violência, não somente física, mas também ideológica, quando aquele que detém poder sobre a produção de conhecimento e ideias tem mecanismos para convencer o dominado da legitimidade deste domínio e aí entra em questão, dentre outros fatores, a realidade escolar. O presente estudo, portanto, tem como foco a análise da diversidade étnica na escola, buscando identificar se há influência de elementos étnico-raciais nas ações das crianças em atividades físicas coletivas no recreio. Objetivando entender e descrever como o elemento racial influência no comportamento das crianças. O estudo está sendo realizado por meio do método qualitativo descritivo, com a observação do ambiente escolar, que se realizara na escola municipal Devanira Ferreira Alves, no município de Quatro Barras, Paraná, tendo como interesse fundamental, o desenvolvimento de uma pesquisa relevante científica e socialmente.
Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física