METODOLOGIA ATIVA PARA O ESTUDO DE SARCOMERO

  • Stela Maris Muzzillo EVERS
  • Pamela dos Santos BATISTA
  • Sabrina Paula dos Santos MÜLLER
  • Ana Maria MOCELIM
  • Thais Nicole CANESTRARO
  • Rafael ROSA
  • Niuceia LEMES
  • Claudia OTA
Palavras-chave: sarcomero, músculos, biologia celular, fisioterapia

Resumo

As metodologias ativas estão alicerçadas em um princípio teórico significativo: a autonomia, algo explícito na invocação de Paulo Freire. A educação contemporânea deve pressupor um discente capaz de autogerenciar ou autogovernar seu processo de formação. Deste modo o presente trabalho tem como objetivo descrever uma abordagem ativa para o ensino de biologia celular para o curso de Fisioterapia no tema de músculos. Sabe-se que um dos temas mais trabalhado para a formação de um Fisioterapeuta é seu entendimento e compreensão a certa de músculos. É de suma importância este tema para a anatomia, biodinâmica, cinesiologia entre outras disciplinas mas todas depende do conhecimento da estrutura e função do musculo estriado esquelético. Muitas vezes o aprendizado do detalhamento do musculo esquelético torna-se massante e massacrante para o acadêmico assim no presente trabalho foi proposto aos acadêmicos do primeiro período do curso de fisioterapia do UniBrasil a elaboração de um modelo que auxiliasse o estudo da estrutura celular e molecular do musculo estriado esquelético. O modelo elaborado pelos acadêmicos apresenta todas as estruturas de um sarcomero sendo este “funcional”. Os acadêmicos em sua totalidade a cada semana foram elaborando e montando a estrutura funcional do musculo chegando a um modelo rico em detalhes o qual foi construído e organizado pelo grupo. O modelo criado pelos acadêmicos está a disposição para apresentação e apoio didático-pedagógico.
Publicado
2016-05-02

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