A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM EMPREENDEDORA

  • Sérgio VOGT
  • Adriana R. Wunsch TAKAHASHI
  • Mariane Lemos LOURENÇO
Palavras-chave: aprendizagem empreendedora, competências, processo

Resumo

O empreendedorismo no Brasil é caracterizado como uma forma do indivíduo expandir suas possibilidades econômicas, além de adquirir sua independência do papel de trabalhador assalariado enquanto membro de uma organização. O empreendedor, é assim, um agente que de forma inovadora gera mudanças que vão além da esfera econômica por meio do desenvolvimento de novos produtos, sejam estes bens ou serviços, além de criar novas formas organizacionais e, gerar novos empreendimentos. Neste sentido, a prática empreendedora se constitui como um evento capaz gerar e desenvolver um processo de aprendizagem. Esta, por sua vez, é um fenômeno complexo e dinâmico. E, uma das formas de aprendizagem é a aprendizagem empreendedora, que embora ocorra nos indivíduos, é construída no contexto organizacional. Assim, o objetivo deste estudo é a busca pela resposta a questão de como ocorre o processo e quais são os possíveis elementos que compõem este processo de formação e de desenvolvimento da aprendizagem empreendedora. Sabendo-se que a aprendizagem empreendedora remete e resulta também da prática do empreendedorismo, tem-se a experiência como uma fonte do aprendizado. E, se encarada como um processo experiencial, torna-se possível olhar para o processo em que a mesma se forma e se desenvolve a fim de que se possa observar como ocorre. Neste sentido, pode-se afirmar que os empreendedores aprendem de suas experiências e também aprendem fazendo. O que permite afirmar que a aprendizagem empreendedora é um processo on going. Ou seja, dentro da perspectiva de aprendizagem e da formação desta, na medida em que as experiências são somadas e que novos conhecimentos são adquiridos, o indivíduo aprende e desenvolve características e habilidades. Estas, por sua vez, se transformam em competências específicas. Deve-se destacar também a importância da capacitação de empreendedores através da educação e de programas de treinamentos. Portanto, aprender visto de forma mais profunda não se caracteriza somente em como adquirir conhecimentos, trata-se de um processo mais complexo e que envolve diversos outros elementos. O indivíduo que aprende, não tão somente aprende e acumula conhecimento, que pode ser oriundo da sua experiência de vida, mas este também está inserido e imerso em um contexto que o leva a uma interação com diversos outros agentes e elementos. Assim, nessa interação que o indivíduo aprende, e aprende para empreender. Talvez não sejam todos que aprendem a apreender, mas aos que o fazem, fica a possibilidade dos seguintes questionamentos: Como o fazem? E, por que o fazem?
Publicado
2016-05-03