A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Mariana Dezinho Negrão Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: alfabetização, Educação Infantil, aprendizagem, leitura e escrita.

Resumo

Educação Infantil é uma etapa primordial na vida escolar da criança. É a partir desse período que ela desenvolverá sua autonomia, maturidade e habilidade motora para estar pronta a ser alfabetizada. Essa pesquisa tem como problemática compreender de que maneira ocorre a alfabetização na Educação Infantil e tem como objetivo geral compreender todo o processo que leva a criança a ser alfabetizada, levando em conta que esse caminho a ser percorrido pela criança necessita de uma intencionalidade na prática escolar do professor, no qual ele busca apresentar o mundo alfabético numa perspectiva lúdica, resgatando o conhecimento prévio de cada criança. Como objetivo específico buscou-se identificar as concepções de alfabetização; investigar como se dá o processo de leitura e escrita; entender o papel do professor na alfabetização e por fim identificar as metodologias de alfabetização na Educação Infantil. O propósito dessa pesquisa aqui iniciada não foi de concordância da alfabetização plena na Educação Infantil, mas sim, da sua importância para a evolução da criança na pré-escola, para que ela esteja mais preparada para o ensino fundamental, sem tirar o direito de viver a sua infância na escola.Sabe-se que todo esse processo gera uma ansiedade tanto dos pais, como também, da sociedade. Porém, para não interferir de uma maneira negativa na vida escolar desse aluno, é necessário consciência e entendimento para que a alfabetização ocorra com naturalidade, respeitando o processo de aquisição da escrita. Para dar embasamento teórico para essa pesquisa, buscou-se embasamento na teoria de Vygotsky, para compreender o  processo de aquisição de aprendizagem e como se dá o desenvolvimento cognitivo do aluno.Para enriquecer a pesquisa utilizou-se também das ideias da pesquisadora Magda Soares, que possui inúmeras contribuições sobre alfabetização e letramento. Essa pesquisa é de cunho bibliográfico, que pretende esclarecer e investigar o que os pesquisadores levantaram sobre esse tema escolhido e desvendar alguns caminhos para entender a alfabetização como um processo natural que pode ser iniciado na Educação Infantil.
Publicado
2019-08-20
Seção
Pedagogia