DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Diego Lopes Miranda UniBrasil
  • Rafael da Luz Machado UniBrasil
  • Ana Letícia Padeski Ferreira de Azevedo UniBrasil
Palavras-chave: desenvolvimento motor, dificuldade de ensino e aprendizagem, educação física escolar.

Resumo

Segundo o Censo Escolar do ano de 2017, 12.108.151 alunos estão matriculados em escolas brasileiras, cerca de 5% a 10% apresentam dificuldade de leitura e escrita em um grau severo e, se somarmos os distúrbios cognitivos leves esse grupo representa 25% do total de alunos. Alguns fatores como aspectos social, intrínseco e escolar são determinantes no rendimento escolar. Outro aspecto importante no aprendizado da criança é o desenvolvimento motor, que é definido com uma série de alterações que o indivíduo sofre. Estas alterações são biológicas e também possuem relação ao ambiente ao qual o indivíduo está inserido, sendo influenciado por diversos fatores intrínsecos e extrínsecos, gerando um desequilíbrio nas áreas, física, cognitiva, afetiva e social. Portanto a pergunta que nos norteia em relação a este trabalho é: Como é o desenvolvimento motor de crianças que apresentam dificuldade no processo de ensino e aprendizado? Tendo como objetivo geral compreender o desenvolvimento motor de crianças com dificuldade no processo de ensino e aprendizado, objetivos específicos buscam descrever o desenvolvimento motor de crianças e dificuldades no processo de ensino e aprendizado em crianças, mapear os artigos e analisar os resultados dos artigos. Está pesquisa se justifica pela importância dos professores de educação física e futuros formandos a observarem o aluno, diagnosticando as dificuldades de ensino e aprendizado, pois o professor de educação física é o que possui a oportunidade transitar por diferentes espaços escolares com os alunos, assim juntamente com outros professores formulando uma intervenção multidisciplinar e aplicando esta intervenção, pois pesquisas apontam que cerca de 5% a 10% das crianças possuem distúrbios severos, e 25% com distúrbios leves. A abordagem metodológica deste estudo é de caráter qualitativo, sendo uma pesquisa descritiva. A pesquisa Qualitativa Descritiva analisa ou delineia os dados de determinados fatos ou fenômenos, avaliação de programas, ou o isolamento de variáveis principais, sendo o principal objetivo coletar dados sobre o assunto estudado. A revisão sistemática é uma coleção de estudos iniciais e que são pré-determinados, onde são resumidos por meio de procedimentos limitando erros aleatórios e vieses, que permitem um parecer mais complexo do objeto da pesquisa. Para elaborar uma revisão sistemática é preciso ter um problema claro, critérios onde garantam uma qualidade de estudo e uma conclusão que traga informações novas com os conteúdos apresentados. A coleta de dados será feita nas bases, Scielo, Pubmed e Periódicos Capes, a busca de artigos será feita pelas palavras-chave: desenvolvimento motor, dificuldade de ensino e aprendizagem e educação física escolar, os critérios de inclusão são artigos originais, em português, com o recorte temporal de 2002 a 2017, artigos completos e que são das bases de dados selecionadas. O presente estudo está em andamento, portanto não há coleta de dados, analise e conclusão.

Biografia do Autor

Diego Lopes Miranda, UniBrasil
Acadêmico de licenciatura em educação Física do Centro Universitário Autônomo do Brasil
Rafael da Luz Machado, UniBrasil
Acadêmico de licenciatura em educação Física do Centro Universitário Autônomo do Brasil
Ana Letícia Padeski Ferreira de Azevedo, UniBrasil
Docente do curso de Educação Física Centro Universitário Autônomo do Brasil
Publicado
2019-08-19
Seção
Educação Física

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