FORMAÇÃO CONTINUADA:OS DESAFIOS DO PROFESSOR PEDAGOGO COM A DISCIPLINA DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I – ANOS INICIAIS

  • Guilherme Luz Bueno Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: arte, formação continuada, pedagogo.

Resumo

Esta pesquisa de cunho qualitativo, tem como objetivo refletir sobre a capacidade instrumental dos professores/pedagogos no desenvolvimento de atividades educativas com as linguagens da Arte no Ensino Fundamental I no Município de Pinhais. O problema do estudo partiu do entendimento de que os cursos de bacharelado e licenciatura em pedagogia constroem uma base sólida para que o profissional graduado na área possa gerenciar e lecionar todos os conteúdos respectivos aos anos iniciais do ensino fundamental – I anos iniciais e, consequentemente, capacita os profissionais para compreender todos os processos de aprendizagem. Contudo, neste mesmo viés, é verdade também que os cursos de formação de professores e pedagogia disponibilizam disciplinas ligadas ao ensino da arte, no entanto, essa formação ainda parece insuficiente, por se tratar de um campo que apenas o conhecimento teórico não basta, é preciso vivência, produção, experiência em produções artísticas. Entendendo esses fatores é preciso pensar a formação continuada como um caminho que proporcione a ampliação do conhecimento na área de artes a esses profissionais, para que, desta forma, o ensino de artes não seja apenas uma mera formalidade legal constante em propostas e projetos educacionais. Para tanto, na elaboração deste estudo foram utilizados teóricos como Barbosa, Fuzari e Ferraz, Gatti, Romanowski, entre outros. Além de bibliográfica, a presente pesquisa dispõe de procedimentos de coleta de dados realizadas em campo por meio de observações, registros em diário de campo e entrevistas semiestruturadas para posterior apreciação e análise de conteúdo. O estudo encontra-se em desenvolvimento e, por esta razão, ainda dispõe de resultados parciais e não conclusivos.

Biografia do Autor

Guilherme Luz Bueno, Centro Universitário Unibrasil
Graduando do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Unibrasil
Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia