A relação entre adolescente, família e escola e o impacto em seu desenvolvimento biopsicossocial

  • Carolliny da Silva de Lima de Miranda Centro Universitário UNIBRASIL
Palavras-chave: Adolescente, Escola, Identidade, Professor,

Resumo

RESUMO

 

A pesquisa aqui apresentada e intitulada “as relações entre adolescente, família e escola e o impacto em seu desenvolvimento biopsicossocial” foi desenvolvida com o objetivo de levar o leitor a refletir sobre o papel do educador em relação a formação de identidade do adolescente no ambiente escolar. Afim de atingir tal objetivo procura-se apresentar as etapas do desenvolvimento biológico do indivíduo adolescente, buscando conhecer os conflitos internos e de relações sociais que enfrenta em seu cotidiano. Dando continuidade a pesquisa, procura-se abordar as relações entre adolescente/família, família/escola e adolescente/escola, investigando os pontos que fazem parte de sua construção de identidade. Com o propósito de uma melhor reflexão, a pesquisa traz ao leitor questionários feitos a alunos adolescentes em construção de sua identidade, afim de entender seu ponto de vista em relação a si, a família e a escola. Além dos questionários aplicados aos alunos a pesquisa ainda conta com uma entrevista semiestruturada direcionada a professores que lecionam aos adolescentes que responderam ao questionário. Para fundamentação teórica serão apresentados como base os autores Aberastury e Knobel, Carvalho, Salles e Guimarães, Valle e Mattos e Zagury, que agregam significativamente na construção desta pesquisa.

 

Palavras chave: Adolescente; Escola; Identidade; Professor;

Biografia do Autor

Carolliny da Silva de Lima de Miranda, Centro Universitário UNIBRASIL
Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIBRASIL
Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia