ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE.

  • Anne Caroline Mohr Centro Universitário Unibrasil
  • Brígida Lorena Mesquita Soares Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização e Letramento, Desafios do professor alfabetizador.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa alcançar tanto o público que não finalizou seus estudos seja no nível do ensino fundamental e/ou médio, como também abranger/oferecer conhecimento aquele indivíduo que não possui conhecimento de leitura e escrita. Frente a isso a temática desse estudo concentra-se na alfabetização e letramento na EJA. Visando responder a problemática sobre quais os desafios do professor alfabetizador na Educação de Jovens e Adultos e suas implicações para a formação docente. A pesquisa tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica do professor alfabetizador na Educação de Jovens e Adultos e suas implicações para a formação docente. Trata-se de um estudo que pretende realizar uma análise de dados a partir da pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa um questionário com perguntas abertas e de perfil, o qual será aplicado a professores da etapa inicial da EJA que trabalham com o processo de alfabetização e letramento nesta modalidade de ensino. A revisão bibliográfica divide-se em dois capítulos, o primeiro contextualiza a Educação de Jovens e Adultos, tendo como principais referenciais teóricos: Haddad; Di Pierro (2000), Paiva (1987) e Ribas (2013). O segundo capítulo contempla a questão da alfabetização e do letramento na EJA, tendo como principais autores: Soares (2003); Mortatti (2006) e Freire (2011). O terceiro capítulo, ainda em desenvolvimento, irá apresentar os resultados da pesquisa empírica contemplando os desafios do professor alfabetizador na EJA e as implicações para a formação docente.

Biografia do Autor

Anne Caroline Mohr, Centro Universitário Unibrasil
Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário Unibrasil.
Brígida Lorena Mesquita Soares, Centro Universitário Unibrasil
Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário Unibrasil
Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia