MANEJO DO CATETER VENOSO CENTRAL TOTALMENTE IMPLANTADO EM PACIENTES ONCOLÓGICOS

  • Pró-Reitoria Ana Carolina de Castro de Souza PROPEX Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: Cateter Implantado, Enfermagem, complicações, Cuidados

Resumo

O cateter venoso central totalmente implantado (CVCTI) vem sendo utilizado desde 1983, tornando-se essencial no tratamento de pacientes com câncer.

Possibilitando a infusão de quimioterápicos, hemoderivados e nutrição parenteral, além de coleta de sangue para exames laboratoriais.

Algumas complicações decorrem do seu uso, tais como infecção, obstrução, infiltração ou extravasamento, dentre outras. Alguns destes eventos podem ser tratados, mas nem sempre a remoção do dispositivo pode ser evitada.

O presente projeto se justifica com base no atual cenário dentro das instituições relacionadas as complicações decorrentes do seu uso, onde os casos de danos diretamente aos pacientes se tornam mais frequentes.

Diante da possibilidade de prevenção desses erros, assim como os de danos em função da sua ocorrência, torna-se relevante fazer então essa capacitação aos enfermeiros de uma unidade de quimioterapia sobre o manejo do cateter venoso central totalmente implantado em pacientes oncológicos de forma a conduzir as ações para a prevenção de agravos.

Espera-se então com esse projeto assistencial que o enfermeiro faça essa reflexão para a maior segurança no manejo do cateter venoso central totalmente implantado, contribuindo para a maior qualidade da assistência prestada aos clientes.

Palavras chave;Cateter Implantado, Enfermagem, complicações, Cuidados.

Publicado
2020-01-22
Seção
Enfermagem