INVESTIGAÇÃO CRIMINAL DEFENSIVA: NA BUSCA DA PARIDADE DE ARMAS NO PROCESSO PENAL COMO GARANTIA FUNDAMENTAL

  • Marilaine Siqueira Ferreira UNIBRASIL
  • Ana Cristina Moreira Prestes UniBrasil Centro Universitário
  • Leonardo Prestes Simão UniBrasil Centro Universitário
Palavras-chave: Paridade de Armas, Equilíbrio, Garantismo.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal a realização de como é apresentada a Investigação Criminal no Brasil, como é obtida a colheita dos indícios probatórios e seu ingresso na ação penal.

Bem como, descrever a importância da atuação da defesa na fase investigativa, na busca da paridade de armas num País Democrático de Direito, analisando a Investigação Criminal Brasileira sob a ótica de um sistema penal acusatório à luz da Constituição Federal de 1988, e a sua importância no atual momento histórico de se readequar o sistema investigativo, na busca do equilíbrio entre a acusação e a defesa e da paridade de armas e da justiça como direito fundamental.

Descreve-se, doutrinariamente o modelo de Investigação Criminal do Brasil, e também os modelos dos EUA e da Itália.

No Brasil temos a regulação da matéria da investigação defensiva, inclusa no Projeto de Lei 8.045 de 2010, ainda que de forma tímida, contudo, não se pode prever quando haverá a promulgação do texto na forma como está descrita.

Nele o tema se apresenta com uma importância necessária, para viabilizar uma advocacia de alto desempenho, por meio de técnicas de instrumentalização e antecipação probatória das demandas judiciais, o que militará em favor de uma real paridade de armas no processo penal e da efetivação do devido processo legal, com todas as garantias constitucionais e o equilíbrio entre as partes envolvidas.

É de suma importância a pertinência de uma lei que verse sobre a investigação criminal defensiva, no ordenamento pátrio, para haver um equilíbrio entre as partes na busca da paridade de armas em um país democrático de direito como o Brasil.

Biografia do Autor

Marilaine Siqueira Ferreira, UNIBRASIL
Aluna da graduação em Direito Unibrasil Centro Universitário.
Ana Cristina Moreira Prestes, UniBrasil Centro Universitário
Aluna da graduaçãoem Direito Unibrasil Centro Universitário.
Leonardo Prestes Simão, UniBrasil Centro Universitário
Aluno da graduaçãoem Direito Unibrasil Centro Universitário.
Publicado
2020-01-21