AQUECEDOR SOLAR COM DESCARTÁVEIS

  • Cristhiane Neiverth Unibrasil
  • LUCAS HENRIQUE DA SILVA
  • PAULO AUGUSTO KANIA DE OLIVEIRA
  • VAGNER DVULATHCA
  • SCHNEIDER, F. A
Palavras-chave: baixo-custo; energia-renovável, sustentabilidade.

Resumo

Um dos maiores problemas que caracterizam a sociedade brasileira nos dias atuais é a grande demanda e o desperdício de energia. Entre as formas de aproveitamento da energia solar, atualmente as mais tradicionalmente utilizadas são o aquecimento de água e a geração de energia elétrica através da energia solar fotovoltaica. A energia solar térmica de baixa temperatura é obtida a partir da utilização do sistema de aquecimento solar. Esta trata de uma tecnologia que converte a energia solar em energia térmica, sendo mais aplicada no aquecimento de água. Levando em consideração que a luz solar é fonte de energia gratuita e pouco utilizada e o grande volume de embalagens que descartamos diariamente, adaptou-se uma metodologia objetivando a construção de um aquecedor solar sustentável a partir de material reciclável. Dessa forma foi possível desenvolver este trabalho com os seguintes objetivos: buscar referencial teórico para análise e dimensionamento do sistema de aquecimento de água; redução do consumo de energia elétrica em residências; resguardo do meio ambiente a utilização de materiais recicláveis sem processo industrial; conscientizar que todas as embalagens pós-consumo pode ter aplicação útil; proporcionar uma melhor qualidade de vidas para pessoas carentes e converter energia solar em calor com baixo custo, fácil manuseio e acessível à população. A utilização da energia solar pode ocasionar benefícios em longo prazo para o país e para o mundo, regulando a oferta de energia em situações de estiagem, atenuando a dependência do mercado de petróleo, a redução de emissões de gases poluentes à atmosfera bem como a reutilização de materiais que seriam descartados na natureza com longo prazo de decomposição.

Referências

ALANO, J. A.. Manual sobre a construção e instalação do aquecedor solar com descartáveis. Tubarão: Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná, 2004. 48 p.
BATISTA, A. T. F. Relatório Parcial Aquecedor Baixo Custo. Campinas: Instituto de Física “gleb Wataghin” – Unicamp, 2008. 39 p.
GUERRA, M. I. S.; VARELLA, F. K. O. M.. ANÁLISE DO DESEMPENHO TÉRMICO DE UM SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR DE BAIXO CUSTO NA CIDADE DE MOSSORÓ (RN). Holos, Mossoró, v. 1, n. 1, p. 1-28, mar. 2014.
RODRIGUES, C. S. C.; RODRIGUES, P. F. N.. Uma Aplicação da Realidade Virtual para o Ensino de Modelagem dos Sistemas Estruturais no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Revista de Ciência & Tecnologia, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 1-85, jun. 2010.
Publicado
2021-06-11
Seção
Engenharia Mecânica

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>