A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, VISANDO A ALFABETIZAÇÃO.

  • inara luiza weyh alves Centro universitário autônomo do Brasil- Unibrasil
  • karina da silva lima centro universitário autônomo do Brasil-Unibrasil.
Palavras-chave: Alfabetização; Família; Educação; Relação família-escola.

Resumo

O presente trabalho pretende refletir sobre a influência que a família possui no processo de ensino-aprendizagem do educando, com foco na alfabetização, tendo como justificativa os índices insatisfatórios de alfabetização presentes no INEP (Índices da Prova Brasil), e os prazos de 3º e 2º anos do PNE (Plano Nacional da Educação) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para a conclusão do processo de alfabetização, que ainda se encontram longe da meta esperada. Neste sentido, a pesquisa busca compreender a importância da relação família e escola no processo de ensino-aprendizagem voltado à alfabetização e para isso buscou uma metodologia de pesquisa aplicada de levantamento de dados por meio de questionário on-line aplicado a professores das redes de ensino privada e pública, que pretende levantar as experiências dos professores sobre a participação da família no processo de alfabetização. No primeiro momento do trabalho, abordam-se alguns conceitos base sobre a alfabetização durante os seus diferentes períodos históricos até os momentos atuais, sobre a importância da família no desenvolvimento da criança e como relação se deu ao longo do tempo. Os principais autores que embasam esse referencial teórico são Magda Soares (2004; 2005) e Mortatti (2000). Por fim, por meio do questionário online que está em andamento e já conta com 55 respostas, almejamos refletir sobre como realmente se dá essa participação/relação da família-escola e qual sua influência neste processo tão complexo que é a alfabetização.

 

Publicado
2021-06-11
Seção
Pedagogia