RELAÇÃO SOCIECONÔMICA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ATÉ 12 ANOS

  • Matheus Oliveira Unibrasil
  • Paulo Cesar Dutra Bueno Junior Unibrasil
  • Thiago Farias da Fonseca Pimenta Unibrasil
Palavras-chave: Infância, Desenvolvimento Motor, Desenvolvimento Socioeconômico

Resumo

A infância é um processo natural da vida e ela se modifica a cada fase. A criança conforme vai atingindo essas fases é natural que ela seja influenciada de acordo com as características do meio, dentro dessas características existem fatores que influenciam seu desenvolvimento motor (DM). Autores afirmam que o desenvolvimento motor pode ser visto pelo desenvolvimento progressivo das habilidades de movimento, ou seja, a criança deve ser estimulada desde cedo para que pontos negativos não reflitam na vida adulta, podendo ser interferido por inúmeros fatores, como: sociais, físicos e psicológicos. O fator social é o foco dessa pesquisa, pois temos como hipótese que crianças advindas de famílias com poder aquisitivo elevado terão mais acesso a atividades que estimulem mais o seu desenvolvimento motor, diferente de crianças de classe baixa, que refinam seu desenvolvimento motor de acordo com as possibilidades em que vivem. Ao observarmos o contexto do trabalho chegamos em nossa pergunta problema: qual a relação do nível socioeconômico com o desenvolvimento motor de crianças até 12 anos? Para responder esse questionamento elaboramos os objetivos geral e específicos. O presente trabalho tem como objetivo geral comparar qual a relação do nível socioeconômico com desenvolvimento motor dessas crianças, em seguida os objetivos específicos, compreender o conceito de desenvolvimento socioeconômico (DS) e DM e mapear artigos que definam o conceito dos mesmos, verificar se há alguma diferença no nível de desenvolvimento motor entre as classes, e por fim, identificar quais são os fatores que influenciam no desenvolvimento motor dos grupos. A pesquisa é de caráter qualitativo, de revisão sistemática. As bases de dados utilizadas para encontrar os artigos foram o Portal de Periódicos (CAPES), Scielo e Lilacs, com as palavras-chave desenvolvimento socioeconômico e desenvolvimento motor. Como critérios de inclusão somente artigos originais, na íntegra, no idioma português, com o recorte temporal de 2009 a 2020. E como critério de exclusão artigos em língua estrangeira, artigos de revisão e livros. Desse procedimento foram selecionados 9 artigos para análise. Até o momento não temos os resultados completos, porém com os dados levantados apontam que crianças com maior nível socioeconômico tem o seu desenvolvimento motor influenciado positivamente em comparação com crianças oriundas de famílias de classe baixa.

Publicado
2021-06-11
Seção
Educação Física