CRITÉRIOS DE PROJETO PARA EQUIPAMENTO LÚDICO EM ESPAÇOS PÚBLICOS PARA CRIANÇAS COM ÊNFASE NOS PRINCÍPIOS DO DESIGN UNIVERSAL

  • Adriana LAUFER
Palavras-chave: equipamento, criança, lazer, design universal

Resumo

O trabalho apresenta critérios ou diretrizes de projeto para equipamento lúdico de lazer e atividade física em espaços públicos, a partir dos conceitos do design universal; com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de projetos que permitam promover o acesso adequados à todas as crianças,na faixa etária a partir de quatro anos; contribuir para a inserção da criança com restrições (sensoriais, cognitivas, físico-motora ou múltiplas) no meio social e atender as necessidades de lazer, atividade física e reabilitação. Quando se busca a acessibilidade e a inclusão de todas as pessoas, deve-se pensar no Design Universal, ao incorporar esses conceitos na avaliação e concepção de produtos e ambientes, tem-se um melhor resultado com qualidade, conforto e segurança. Este artigo é uma resposta as pesquisas realizadas onde verificou-se que as Normas Brasileiras referentes à equipamentos de playground não atendem as recomendações de segurança e conforto suficientes, para que as crianças com algum tipo de restrições possam usufruir dos equipamentos de lazer como as demais crianças. Neste trabalho enfatiza-se os métodos qualitativos de pesquisa. A pesquisa é do tipo estudo de caso adotando um enfoque exploratório e descritivo. A pesquisa bibliográfica oferece meios de conhecer as publicações em relação ao tema de estudo; outra técnica utilizada é a pesquisa de campo, do tipo exploratório na perspectiva de investigar, por meio das observações e entrevistas, os principais e mais visíveis necessidades da criança durante a atividade no brinquedo.
Publicado
2016-06-08