A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SEIS SIGMA COMO DIAGNÓSTICO PARA A REDUÇÃO DE HORAS EXTRAS EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES

  • Amanda Cristina de Souza CAETANO
  • Jean Felipe Silva dos Santos ALVES
Palavras-chave: Seis Sigma, Qualidade, Horas Extras

Resumo

A metodologia Seis Sigma foi desenvolvida para propiciar a identificação de gap´s em processos e proporcionar melhorias. Atualmente, deixou de ser exclusividade da área de produção, sendo utilizada também em outros departamentos, uma vez que historicamente foi comprovada a sua eficácia em propiciar melhorias e resultar em benefícios financeiros em quaisquer atividades realizadas no âmbito organizacional o objetivo deste estudo é realizar no departamento de Recursos Humanos de uma empresa de telecomunicações, um projeto Seis Sigma, visando redução de realização de horas extras, trazendo assim, resultados significativos para a empresa, uma vez que propicia reduzir seus gastos. Por outro lado, a redução da realização de horas adicionais de trabalho impacta diretamente na qualidade de vida dos colaboradores. A pesquisa realizada orientou-se pelos seguintes objetivos específicos: contextualizar a área de aplicação deste projeto, entendendo os reais motivos para realização de horas extras; identificar as possíveis causas dos problemas contextualizados anteriormente; analisar as causas raízes, que incluem uma análise profunda sobre o impacto destes tópicos na realização de horas extras do colaborador; e por fim, apresentar uma proposta de melhoria, com o objetivo de conter a realização de horas extras destes colaboradores. A metodologia de pesquisa recorreu a abordagem quantitativa e qualitativa, sendo a coleta de dados orientadas pelas premissas da pesquisa-ação e pesquisa participante. Os resultados do estudo devem possibilitar a redução de horas extras, que deve impactar diretamente os colaboradores da área. Desta forma, esta pesquisa permitirá facilitar o controle da realização de horas extras, disciplinando os colaboradores a realizarem horas extras apenas se necessário.

Publicado
2016-04-14

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